carne
AGRO

Novo programa do Senar/MS oferece cuidados básicos de saúde a famílias do meio rural

22 maio 2025 - 15h18 Por Da Redação

Desde o dia 12 de maio, o campo sul-mato-grossense passou a contar com um novo aliado na promoção do bem-estar da população rural. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) deu início ao programa Saúde no Campo, uma iniciativa que leva atendimento de saúde gratuito diretamente às propriedades rurais, priorizando os produtores e trabalhadores assistidos pela assistência técnica e gerencial da entidade.

A ação acontece em formato piloto em nove municípios do Estado — Campo Grande, Rochedo, Corguinho, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Aral Moreira e Bandeirantes — e já alcança 450 propriedades. A meta é ousada: expandir o projeto para os 79 municípios do Mato Grosso do Sul e chegar a 10 mil propriedades atendidas.

A coordenadora de Programas e Projetos Especiais do Senar/MS, Pauline Cury, explicou que o objetivo do projeto é oferecer uma alternativa viável de saúde para quem vive em regiões onde o acesso à rede pública ainda é limitado.

Projeto piloto do Senar/MS já atende 450 propriedades em nove municípios e prevê expansão para todo o estado com apoio dos sindicatos rurais

“Senar MS deu início nesse mês de maio ao programa. É uma iniciativa do nosso Senar Central. Nós já atuamos na parte de saúde com outros programas, mas esse realmente veio como uma assistência mesmo para esses trabalhadores que vão receber em suas casas esse atendimento”, afirmou Pauline.

Com uma equipe composta por 15 profissionais de saúde — entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e um supervisor responsável — o programa prevê visitas mensais às propriedades. Cada técnico atende cerca de 30 famílias, totalizando 2 mil pessoas beneficiadas nesta fase inicial.

Conexão com a rede pública e tecnologia - O programa não substitui os serviços municipais, mas funciona de forma complementar. Os profissionais realizam orientações, acompanhamentos e, quando necessário, encaminhamentos para a rede pública de saúde.

“Esses técnicos vão fazer toda a parte de orientação e encaminhamento também. Por isso nós temos a parceria direta com a Secretaria de Saúde do município”, destacou Pauline.

Uma das inovações do projeto é o uso do Telessaúde, que permite aos produtores conversar com médicos e psicólogos sem sair de casa. Segundo Pauline, a ideia é facilitar o acesso ao atendimento, especialmente para quem tem a rotina pesada no campo.

“O nosso técnico vai ensinar esse produtor a fazer o atendimento pelo Telessaúde. Então ali ele já consegue conversar com o clínico geral, já pegar algum encaminhamento ou algum medicamento, a receita”, explicou.

O atendimento é coletivo e abrange todos os membros da família, sem custo algum. “A família inteira. Nós recebemos até registros de famílias que dez pessoas moram numa mesma casa. Então essas dez pessoas vão ser contempladas”, relatou a coordenadora.

Além disso, o projeto prevê um acompanhamento contínuo por até dois anos para cada família cadastrada. “Ele fica com assistência em saúde durante dois anos”, afirmou Pauline, reforçando o compromisso de longo prazo com a saúde rural.

Atualmente, o piloto contempla nove municípios, mas a ambição do Senar/MS é muito maior. A instituição projeta atender todos os 79 municípios do estado, alcançando um total de 10 mil propriedades rurais.

“Por enquanto serão esses 15 técnicos, cada técnico com 30 famílias. Então aí nós vamos atender 450 propriedades nesse piloto. Mas a gente quer expandir para 79 municípios”, detalhou.

A adesão ao Saúde no Campo é feita por meio dos sindicatos rurais. Para ter acesso ao atendimento, basta que o produtor ou produtora rural procure o sindicato de seu município e manifeste interesse. O Senar/MS então realiza a apresentação do programa e inicia o processo de adesão junto à prefeitura local.

“A adesão do programa é feita em parceria com os sindicatos rurais. Então procure o seu sindicato e manifeste o interesse no programa que uma equipe do Senar vai até o município fazer a apresentação do programa e já fazer a adesão junto à prefeitura”, explicou Pauline.

Para quem busca mais informações, o Senar/MS disponibiliza um canal direto. É possível ligar para o número (67) 3320-6926 e falar com a própria coordenadora.

“Pode ligar no (67) 3320-6926 e fale direto comigo e a gente já dá o encaminhamento, direcionamento em quem procurar”, disse Pauline, reforçando o compromisso com a acessibilidade da informação. Pauline ainda destacou a importância da mobilização dos presidentes dos sindicatos rurais para que o projeto chegue a mais regiões do estado.

“Nós estamos falando muito dos ouvintes procurarem um sindicato rural, mas é muito importante também que os presidentes dos sindicatos rurais, ouvindo esse bate-papo aqui, levem essa iniciativa para a cidade de vocês”, concluiu.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS