A Mútua, braço social do Sistema Confea/Crea-MS, como é chamada, foi criada única e exclusivamente para prestar benefícios, ainda que reembolsáveis, e auxílio aos profissionais que nela se inscreverem. Sua renda é enorme, 20% de todas as ART recolhidas no Brasil. Estima-se que hoje, somados os valores disponíveis em todos os estados, ultrapasse a um bilhão de reais. No entanto poucos profissionais do CREA-MS conhecem os benefícios da entidade. Mudar esta situação é uma das propostas do engenheiro civil, Jean Saliba que é candidato a presidente da Mútua-MS junto com a chapa do engenheiro Marco Maia. Saliba participou nesta sexta-feira (10) do Giro Estadual de Notícias.
Presidente do Crea-MS de 1997 a 2002; Saliba é coordenador do Colégio de presidentes de Creas do Brasil, atual diretor geral da Mútua-MS e atual Presidente do Sindicato dos Engenheiros no estado de Mato Grosso do Sul.
Segundo ele, uma de suas propostas é eliminar os empréstimos parciais, assegurando o limite normatizado pela central em Brasília. "Queremos acabar com os empréstimos com valores pela metade", salientou lembrando que a Mútua ainda é desconhecida de muitos associados. "Uma das metas da chapa, é divulgar e interiorizar nossa gestão junto com Marco Maia. Para que possamos levar benefícios e estar presente em todos municípios de MS. Não é justo que todos contribuam e poucos usufruam", sinalizou.
"Queremos interiorizar a atuação da Mútua, assegurar aos associados a ampliação de convênios com farmácias, supermercados, hotéis, academias, cursos de idiomas e muitos outros serviços", salientou.
Saliba ainda defende a criação de auxílio na compra de remédios controlados, já autorizado na legislação. "Queremos também apoiar maciçamente as entidades de classe e as instituições de ensino na consecução dos seus objetivos".
Outro objetivo é atrair os jovens recém formados que estão iniciando seus trabalhor, além de auxiliar as entidades de classe na elaboração de projetos e na prestação de contas dos apoios e patrocínios.
Ampliar a participação no plano de saúde visando incrementar a oferta de cobertura do plano também está nos planos de propostas do engenheiro. Confira a entrevista completa.