Mesmo com todo o avanço nas políticas de igualdade entre os sexos, a presença feminina no cenário político nacional é bastante tímida. Hoje, estima-se que 1.291 municípios não possuam sequer uma vereadora, e outros 1.963 têm apenas uma mulher eleita para a Câmara Municipal. Em Campo Grande, dos 29 parlamentares duas cadeiras são ocupadas por mulheres. Visando mudar esta realidade, pregando o empoderamento das mulheres por meio da política, a presidente estadual dos Democratas Mulher em MS, Giovana Correa, participou nesta quarta-feira (6) do Giro Estadual de Notícias para falar do Seminário "Mulheres Democratas e a Participação Efetiva na Política". O evento será realizado no sábado (9) no Jandaia Hotel e ocorrerá o dia todo, das 8h30 às 18h. A ação faz parte da mobilização nacional promovida pelo Democratas para fortalecer a atuação política das mulheres no Mato Grosso do Sul e em todo país.
O Seminário tem o objetivo de subsidiar as mulheres com informações sobre os desafios da vida pública, fornecer embasamento para melhor instrumentalizar as campanhas eleitorais e ampliar o conhecimento das participantes sobre a Legislação Eleitoral. O encontro terá palestras e duas oficinas. São esperadas 100 participantes de todo o Mato Grosso do Sul e a presença de autoridades do partido Democratas. Outros 3 seminários vão acontecer no mês de novembro nas cidades de Três Lagoas, Coxim e Maracaju.
"O evento é especifico para capacitação de mulheres na política, porque eu sempre digo: não basta ser mulher, ela tem que ter bandeira, ter representatividade. Porque você não vai ser votada pelo simples fato de ser mulher. Tem que representar uma classe tem que ter um moitvo pra ser votada", destacou Giovana Correa.
Ela explica que o partido Democratas já vem com esta iniciativa para fazer esta ponte entre as mulheres e a política. "Nós teremos excelentes palestrantes que vêm de Brasília e teremos oficinas durante o dia. Todos os presidentes de partidos e pré candidatos de todo Estado estarão aqui no dia 9. Posteriormente faremos encontro em Três Lagoas no dia 12, mesmo seminário, dia 23 em Coxim e dia 30 em Maracaju", frisou.
Desconstrução
A presidente do DEM Mulheres salienta que é preciso desconstruir a alegação de que "mulher não foi feita para a política". "Nós temos que desconstruir o conceito que a mulher foi feita pra ficar em casa cuidando da família, dos filhos. Tudo na nossa vida nos tivemos que construir, adquirir espaço no mercado de trabalho e a política é mais uma conquista até mesmo dentro da nossa casa, com nossos maridos", destacou.
Ela afirma ainda que a mulher tem sensibilidade para algumas pautas que são alheias aos homens. "Nada como uma mulher para decidir pelas mulheres. Quem vai para fila da creche, fila de posto de saúde quem enfrenta as escolas, são as mulheres. Então as mulheres tem que participar da discussão de orçamentos dentro da política. As mulheres têm que ter espaço de voz, dentro da mídia, por exemplo em assuntos como a economia. Então esses são os grandes desafios", enfatizou.
A entrevista completa você confere no player.