Comparado ao ano passado, os incêndios no pantanal sul-mato-grossense registraram uma queda de mais de 60% em 2021, o levantamento foi feito pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A redução é reflexo do trabalho árduo realizado pelos brigadistas e do aumento de denúncias. Para falar sobre o assunto, o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta quinta-feira (9) o comandante-geral do corpo de bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Hugo Djan Leite.
O coronel destaca que o empenho da corporação, bem como os investimentos no Corpo de Bombeiros, foram fundamentais para esse resultado positivo. “Nada seria possível sem a estrutura atual que o Corpo de Bombeiros vive. Se fizer a soma entre a década de 70 até 2014, todo investimento feito, não é equiparado ao investimento que foi feito de 2015 a 2021. Então essa gestão atual finalmente reconheceu o trabalho do Corpo de Bombeiros”, destaca.
Segundo o comandante, foi devido a essa conscientização e reestruturação, feito pela gestão Estadual do Governador Reinaldo Azambuja, junto ao Secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que foi possível oferecer a sociedade sul-mato-grossense esses números.
Ainda de acordo com o comandante, houve um aumento de 87% das ocorrências atendidas pelos militares, comparado ao mesmo período do ano passado. “A nossa tropa se empenhou muito mais, inclusive em situações extremas, com escala de plantão de 24h/24h de trabalho. Só assim, com o empenho do soldado ao coronel, nós pudemos oferecer esse atendimento e reduzir esses números”, afirma.
Além da infraestrutura atual que a corporação dispõe, o intuito já para o início do próximo ano é de ampliação. “A gente já tinha uma estrutura, que neste momento, foi suficiente para ofertar esse serviço à população. E agora em janeiro está chegando mais uma aeronave, uma das mais modernas do mundo em combate de incêndio florestal, e até julho, iremos receber 20 caminhões de combate e transporte”, aponta. “Com a chegada desse material, eu tenho certeza que, ao final do ano que vem, nós teremos números mais orgulhosos de serem comunicados à sociedade”, complementa.
Comandante Djan Leite em entrevista ao Giro Estadual de Notícias
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela tropa é a acessibilidade para chegar até o local e combater o incêndio. Acerca disso, o coronel fala sobre a possibilidade de compras de viaturas específicas. “O transporte da tropa até o local e a comunicação são dois problemas. Essa semana eu recebi a sinalização da possibilidade de compra de viaturas específicas para andar no Pantanal, são chamadas ATV, são viaturas que não existem no brasil, capazes de andar na água, terra e transportar água e equipamentos. Foi sinalizado essa possibilidade e o Corpo de Bombeiros MS será o primeiro a ter e isso é fabuloso. Vai fazer uma diferença enorme”.
Outro obstáculo enfrentado é a comunicação, que no meio do pantanal se torna inviável. Em função disso, a guarnição pretende providenciar telefones satelitais. “A comunicação no combate é tudo, quem não tem comunicação está fadado à derrota”, diz.
No que diz respeito aos incêndios urbanos, o comandante destaca o Sistema Prevenir. O programa consiste em disseminar a informação. “A parte da prevenção é autodeclarada, é muito importante que todos os proprietários de edificações comerciais entrem no site do Corpo de Bombeiros, se informem e produzam o seu certificado. Os nossos oficiais irão analisar a situação e dar uma devolutiva de quais são as providências que você deve tomar para que seu ambiente esteja seguro”, finaliza.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.