Com uma média de 1.100 casos por dia e até 25 mortes, Mato Grosso do Sul sofre perdas irreparáveis na luta contra o coronavírus. Mas a esperança decorre na vacina que deve chegar em 2021 para imunizar pelo menos 850 mil pessoas. O desejo é acalentado pelo secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende que esteve nesta terça-feira (29) no programa Giro Estadual de Notícias comentando sobre estes e outros assuntos. E ele fez previsões não muito positivas afirmando que em janeiro o colapso pode ser ainda maior no sistema de saúde de casos de covid-19.
“Janeiro prenuncia ser um mês onde vamos ter muita preocupação. Vai aumentar em muito doença. Está no auge. Temos uma média 1.100 novos casos por dia e isto é numero expressivo, de crescimento expoencial. Muitos países não tem o número de casos que estamos tendo em MS”, salientou.
A esperança de conter este aumento fex com que o Governo do Estado decidisse prorrogar por mais 15 dias o toque de recolher, das 22h às 05h, conforme Decreto nº 15.574, que foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado de ontem (28). Fica autorizada a circulação de pessoas nesse horário apenas para os serviços essenciais, ou por motivos de trabalho.
O secretário explicou que a prorrogação do toque de recolher vai até o dia 09 de janeiro de 2021 e a fiscalização será feita pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária Estadual e Municipais e Guardas Municipais. A medida é válida para os 79 municípios do Estado e os cidadãos não poderão sair de casa entre 22h e 5h. Há exceção em casos de trabalho e emergência médica. Serviços não essenciais como bares e restaurantes devem permanecer fechados durante o horário de restrição.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a medida do Governo do Estado poderá contribuir para achatar a curva pandêmica. “Renovamos ontem o decreto fazendo uma normativa para que Vigilância Sanitária, junto com o Corpo de Bombeiros Militar, possam ajudar no reforço da fiscalização do toque de recolher, nos dias 31 de dezembro e dia 1º de janeiro. O decreto será válido por 15 dias”.
Vacina - Resende destacou que Mato Grosso do Sul está com o planejamento pronto para a vacinação contra o coronavírus. Seja pelo Governo Federal ou pelo plano B do Governo do Estado. O secretário afirmou que está está confiante que a vacina chegará ao Mato Grosso do Sul no final de janeiro. "Seja da Pfizer, da Moderna ou do Butantan, estamos totalmente preparados para receber a vacina mais segura", afirma.
Resende espera que o planejamento do Governo Federal adquira a vacina de acordo com o PNI – Programa Nacional de Vacinação, do SUS, considerado um dos melhores programas do mundo. Mas caso ocorra qualquer eventualidade, o Estado, segundo ele, está preparado para colocar em ação o plano B. “Vamos conseguir vacinar os sul-mato-grossenses”, declarou, confiante.
Mesmo com a vacina, Resende deixa claro que nos primeiros meses de 2021 as pessoas deverão continuar com os cuidados e restrições. “Precisamos imunizar 80% da população para ficar mais tranquilos”, conclui.
Isolamento – O secretário de saúde voltou a pedir a população que faça o isolamento social; usem máscara corretamente; lavem bem as mãos com água e sabão; utilizem álcool gel; mantenham distanciamento social de 1,5m de outras pessoas e não realizem festas e aglomerações.
Ele aconselha também que, caso alguém apresente febre, tosse seca, dor de garganta e estranheza no paladar ou olfato, que procure uma unidade de saúde mais próxima e inicie imediatamente o isolamento social.
“Use máscara e mantenha a higienização das mãos”, é o que Geraldo clama todos os dias aos sul-mato-grossenses. “Não temos leitos, não temos fisioterapeutas suficientes, precisamos contar com a consciência da população”, apela.
“Quem está saindo, festando, frequentando boates, deixando de usar máscara, pode levar o vírus para sua casa e vai ser responsável pela morte de seus familiares, principalmente dos seus pais e dos seus avós ou das pessoas mais idosas que estão em suas casas", alertou o secretário.
A entrevista completa você confere no player.