O auxílio financeiro será depositado em 3 parcelas iguais de R$1.800,00 e sucessivas de R$600,00. A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) prorrogou as inscrições até o dia 24 de Setembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.mapacultural.ms.gov.br. Para debater sobre o assunto, o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta segunda-feira (20) o secretário de Cidadania e Cultura de Mato Grosso do Sul, João César Mattogrosso.
O setor de cultura foi um dos mais prejudicados pela pandemia, o secretário João César destaca que o setor público não deixou de olhar para a classe. “Se nós formos colocar em conta todos os auxílios emergenciais, entre estaduais e federais de 2020 a 2021, estamos falando de aproximadamente 25 mi de reais direcionados para a classe artística”, afirma.
O segmento de cultura de cidadania abrange muitas classes, como a de artistas, a comunidade LBGTQIA+, de políticas públicas para a mulher, juventude, racial, indígena, pessoas com deficiência e idosos. "É importante lembrar que Mato Grosso do Sul nunca teve um investimento tão grande na área da cultura como agora. A previsão de investimento era de aproximadamente 80 milhões de reais, porém nós estamos ultrapassando a casa dos 100 milhões de reais de investimento para o setor”, salienta.
Para receber o auxílio financeiro, é necessário que o artista comprove que dependia do segmento de cultura 24 meses antes do início da pandemia, tenha residência fixa em Mato Grosso do Sul, não estar recebendo seguro desemprego e auxílio previdenciário, não ter emprego fixo público ou privado. As inscrições vão até o dia 24 de setembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.mapacultural.ms.gov.br.
O Estado tem desenvolvido algumas propostas de ações comunitárias em determinadas regiões, conforme dito pelo secretário, o plano piloto deve ter início em Campo Grande para conhecer as lideranças comunitárias nas regiões em questão. “O intuito é ouvir quais são as demandas para promover ações sociais, como atendimento jurídico, médico e odontológico, serviços públicos, o qual os cidadãos não conseguem procurar pessoalmente”, explica o secretário.
O secretário de Cidadania e Cultura João César Matogrosso em entrevista ao Giro de Notícias
O secretário destacou que hoje às 14h acontece o primeiro encontro de gestores e dirigentes públicos e municipais de Mato Grosso do Sul, onde a SECIC (Secretaria de Cidadania e Cultura) será apresentada para toda a classe artística do Estado “Vamos apresentar a SECIC, falar sobre os editais, e se necessário, ensinar aqueles que não tem tanta facilidade com o sistema, para que possam aderir e acessar as nossas plataformas, estreitando o relacionamento da Secretaria com os nossos gestores”, ressalta.
João César Mattogrosso assumiu a Secretaria de Cidadania e Cultura do Estado há pouco mais de 4 meses e elogia o trabalho da equipe e do governo. “Dentro deste pequeno prazo nós conseguimos fazer várias entregas, como por exemplo, a parceria com a Fundação Palmares, onde nós estamos fazendo transferências de cestas básicas para as comunidades quilombolas, ação importante neste momento de dificuldade. A nossa secretária é motivo de orgulho nesse primeiro momento e acredito que vamos dar continuidade para mais resultados”, encerra.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.