Mato Grosso do Sul atravessa um dos melhores momentos da segurança pública segundo o deputado estadual, Coronel David. A afirmação veio em entrevista pelo Giro Estadual de Notícias, do Grupo Feitosa de Comunicação na manhã desta quarta-feira (15). O deputado conversou a respeito da segurança pública no Estado, e para ele o governo tem contribuído para o cenário positivo.
“A integração das forças especiais, acabou tirando aquela competitividade que existia, hoje nossos policiais tem uma maturidade suficiente para entender que a união faz a força, e a outra questão é a inteligência, tivemos recentemente a inauguração do Centro Integrado de Inteligência da Região Centro-Oeste, que é baseado aqui em MS mostrando inclusive sua importância, todas as iniciativas feitas com a ajuda do Estado”, afirma David.
Ainda segundo o Coronel, é importante que além do investimento em infraestrutura e equipamentos, que o Estado tenha um olhar carinhoso ao profissional da segurança pública, já que é ele que representa de fato a categoria. “Sem dúvida nenhuma MS ocupa uma posição onde sua eficiência no combate ao crime representa relevância para a paz no país. Não é atoa que o Estado é campeão na apreensão de drogas, nós evitamos que a droga chegue no restante do país”.
A Polícia Civil, exerce atualmente um papel fundamental na resolução de crimes, o índice de esclarecimento de homicídios em Mato Grosso do Sul é 10 vezes maior que o registrado no País. De acordo com levantamento feito em âmbito nacional, e divulgado pela SEJUSP em janeiro de 2021, a média de resoluções de crimes de homicídio fica em torno dos 6%. No MS este índice é superior aos 60%, com registro de 238 mil ocorrências.
“Quando o bandido sabe que ao cometer o crime tem uma grande chance de ser reconhecido ele certamente pensa duas vezes, é importante que o Estado dê uma resposta rápida, agora esperamos que aqueles detidos continuem presos, e não é o que acontece no Brasil, infelizmente”, explica.
David falou ainda sobre os encontros em Brasília, e das manifestações pró governo Bolsonaro, e diz ter ficado “lisonjeado” com o ato. “Estivemos lá em Brasília no dia 7 e participamos da manifestação, fiquei lisonjeado com o número de pessoas que estavam presentes lá, mostrou realmente a força que o presidente tem, esse carisma de que ele atrai pessoas para o projeto”.
Ainda de acordo com ele, o que aconteceu “foi um basta que a população deu” nas políticas. “Moramos em um país altamente democrática, temos uma constituição aplaudida no exterior, algumas condutas estão colocando uma grande dificuldade nesse grande direito e garantia que temos baseado na constituição. Entendo que muitas coisas que saíram na mídia a respeito do recuo do presidente, na verdade não aconteceu, o ministro da suprema corte buscou pessoas ligadas ao presidente Bolsonaro para que houvesse um diálogo, já que no dia 7 de setembro o povo deu a garantia ao presidente Jair Bolsonaro de tomar algumas atitudes”.
Sobre as políticas de defesa a mulher e a criança, o deputado estadual ressaltou o protocolo de comportamento e de conduta dos policiais no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, futuramente esse protocolo foi ampliado para toda a segurança.
“Temos um olhar atencioso para essa matéria, alguns dias atrás aprovamos junto a ALEMS, uma proposta de emenda à constituição que impede aquelas pessoas que agridem mulheres crianças, não entrem no serviço público. Na verdade, temos covardes disfarçados de homens, que querem impor sua vontade frente a mulher”, finaliza.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.