segov dengue
AGRO

MS é adepto ao sistema de integração e plantio direto no Brasil

16 abril 2021 - 11h51 Por Lia Kosta

Mato Grosso do Sul é líder no País em áreas rurais que utilizam o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e, de acordo com as práticas desse sistema, o Consultor Técnico do sistema Famasul, Clovis Tolentino, fala ao Giro Estadual de Notícias desta sexta-feira (16) sobre os benefícios para o Estado.

A ILPF é uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes sistemas como agricultura, pecuária e florestal, dentro da mesma área. O sistema é adotado por pequenos, médios e grandes produtores e seguindo diferentes combinações, no entanto, o consultor cita que o resultado final para o produtor que utiliza técnicas sustentáveis de produção, como o ILPF, se traduz em benefícios mútuos de produtividade e renda adicional.

Ele falou sobre o beneficio dessa integração e como é possível manter em uma só propriedade esse sistema de produção. "Além dos ganhos econômicos, tem os ganhos ambientais pois tem o retorno da matéria orgânica", destaca.

Esse sistema pode ser adotado de diferentes formas, com inúmeras culturas e diversas espécies animais, adequado às características regionais e levando em consideração o perfil do produtor. 

O profissional falou também sobre a prevenção de incêndios em propriedades rurais, o uso racional do fogo e o manejo em pastagens, além da conscientização de manter a saúde e o bem estar em época de pandemia. "Estamos nos aproximando dos meses de seca, a partir do mês de maio. É preciso eliminemos essa cultura do fogo e pra isso precisamos capacitar e levar informações."

No sentido do desenvolvimento estadual, a credibilidade internacional de Mato Grosso do Sul tem crescido, de acordo com o Consultor Clovis Tolentino.

O trabalhos de pesquisas agropecuária feitas pela Fundação de Mato Grosso do Sul no município de Maracaju e Chapadão, além das unidades da Embrapa em MS, com a rede de pesquisa voltada para a ILPF, tem sido toda a base para esse destaque internacional do Estado. "Nós temos que mostrar isso ao mundo, que é possível desenvolver agricultura e agropecuária em bases sustentáveis, de forma produtiva e intensificada, oportunizando mais mão de obra no campo, sendo melhor remunerado, com produtos de qualidade e beneficiando a todos, desde produtor ao consumidor e principalmente o meio ambiente", finaliza.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.