Após registrar mais de 5,4 mil aberturas de empresas nos nove primeiros meses do ano, Mato Grosso do Sul deverá fechar 2019 com resultados também positivos. A expectativa foi demonstrada pelo presidente da Junta Comercial de MS (Jucems) Augusto César de Castro em entrevista nesta segunda-feira (14) no programa Giro Estadual de Notícias. O cenário econômico estadual e as políticas governamentais ajudam no cenário favorável. "Tivemos o melhor resultado desde 2014 na abertura de empresas de janeiro a setembro deste ano. Este resultado muito positivo determina novo momento econômico do do Estado e da solidificação de políticas econômicas", frisou Castro.
O presidente da Jucems alega que os resultados consistentes vêm sendo observados todo mês na Junta. "Graças a este cenário em 2019 acredito que o exercício o deste ano deverá ser o melhor dos últimos cinco anos", afirma.
O presidente da Junta Comercial de MS (Jucems) Augusto César de Castro em entrevista nesta segunda-feira (14) no programa Giro Estadual de Notícias
Castro explica que mesmo com o crescimento zero do PIB no País, MS se destaca por ter um cenário econômico diferenciado." Temos estados grandes como o Rio Grande do Sul que passam por dificuldades, enquanto que temos estados como MS que vêm adotando políticas econômicas em âmbito estadual firmes com pagamento de fornecedores e do funcionalismo em dia. Isso dá sustentação à economia para que ela mantenha a geração de emprego e renda", destacou. Essa administração estadual mais focada, segundo Castro, reflete em resultado positivos aqui, mesmo diante do zero crescimento em âmbito nacional.
Jucems digital
O presidente das Junta ainda frisou os avanços obtidos com a Jucems Digital, que opera desde novembro do ano passado. "Hoje o mundo é digital e desde novembro de 2018 a Junta de MS opera de forma totalmente digital. Tínhamos um cenário de problemas de receber documentos físicos e digitais e agora somos totalmente digitais. Isso contribui com maior agilidade e facilidade para os empreendedores", acrescentou.
Ele explica que hoje, de posse da certificação digital a pessoa pode entrar com processo, protocolar e Jucems vai deliberar com mais agilidade. "Isso torna o ambiente de negócios positivo para empreendedor dando mais rapidez aos processos. Hoje nossos resultados estão sendo alavancados pela Jucems digital", finalizou.
Castro ainda falou sobre a MP da Liberdade Econômica e outros assuntos de interesse dos empresários. A entrevista completa está no player.