Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
30 de novembro de 2025 - 03h23
AGRO

MS Agro 2025 propõe olhar além da porteira e conecta produtores às tendências econômicas globais

26 novembro 2025 - 11h50 Por Da Redação

Acontece amanhã (27), a 16ª edição do MS Agro, um dos eventos mais tradicionais do agronegócio sul-mato-grossense, que reúne produtores rurais, lideranças e especialistas. A consultora técnica do Senar/MS, Eliamar José de Oliveira, destacou que o evento propõe um debate estratégico sobre a economia mundial, nacional e seus impactos diretos no agronegócio sul-mato-grossense.

Com patrocínio do Senar/MS e da OCB/MS, e apoio da CNA, o evento terá como destaque a palestra do economista Ricardo Amorim, considerado pela Forbes o economista mais influente do Brasil, com o tema “Cenários e Perspectivas para a Economia Mundial e Brasileira”.

Segundo Eliamar, o MS Agro foi pensado como um espaço para que produtores e formadores de opinião possam entender o cenário que vai além do campo e impacta diretamente as suas atividades. “Ele traz a conjuntura internacional, a conjuntura brasileira, e permite ao produtor se situar, saber o que está no radar. Ele precisa desse conhecimento para tomar decisões assertivas sobre sua produção, seu investimento, seu futuro”, explica.

Ao destacar a escolha estratégica da data, sempre no fim do ano, Eliamar afirma que o objetivo é oferecer uma leitura clara de fechamento de ciclo e projeção de tendências para o ano seguinte. “É um evento que une o técnico ao político, o econômico ao social. Mostra o que está acontecendo no Brasil e no mundo, e o que pode afetar diretamente a vida no campo”, pontua.

Consultora do Senar/MS, Eliamar de Oliveira destaca importância do evento para decisões estratégicas no campo e anuncia palestra com Ricardo Amorim

Eliamar lembra que edições anteriores já abordaram temas como taxa de juros, inflação, política fiscal, geopolítica e relações comerciais. Para 2025, o evento ganha ainda mais relevância diante de um cenário nacional e internacional complexo. “Temos taxações americanas, ações dos concorrentes argentinos, oscilações cambiais. Tudo isso está no radar do agro”, explica.

Além disso, o ano eleitoral no Brasil torna a análise política ainda mais importante. “Essas variáveis influenciam diretamente na confiança do produtor, na política de crédito, no câmbio e no preço de insumos. É preciso saber como se posicionar”, afirma.

Ao longo de 2025, o sistema Famasul, por meio da atuação conjunta da Famasul e do Senar/MS, buscou oferecer suporte aos produtores por meio de dois pilares principais: educação e defesa institucional. “Oferecemos assistência técnica, capacitação, e também atuamos nos bastidores, nos conselhos e comissões que ajudam a moldar políticas públicas”, explica Eliamar.

Eliamar lembra que edições anteriores já abordaram temas como taxa de juros, inflação, política fiscal, geopolítica e relações comerciais

Esse trabalho de bastidor garante que legislações e medidas que afetam o agro sejam discutidas com a participação de quem vive a realidade do campo. “É uma forma de defender o produtor e garantir que ele não seja prejudicado por decisões alheias à sua realidade.”

A consultora reforça que o evento é voltado não só para produtores rurais, mas para toda a sociedade que está, direta ou indiretamente, ligada ao agronegócio. “O agro está em tudo: no alimento, na roupa, na energia. E Mato Grosso do Sul é protagonista nacional nesse setor. Precisamos estar preparados para continuar crescendo com inteligência e estratégia.”

Eliamar aproveitou para convidar o público para participar do evento, que terá abertura às 18h, palestra às 19h e momento de perguntas e respostas às 20h. “É gratuito, aberto ao público e fundamental para quem quer entender o presente e projetar o futuro do agro em nosso estado.”

As inscrições podem ser feitas no site oficial do Senar/MS, com acesso direto ao formulário de participação.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS