A Associação dos Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul (ADEP-MS) organiza a campanha “Em Defesa Delas”, para conscientizar a respeito da violência contra a mulher.
A defensora Graziele Dias esteve no programa “Giro Estadual de Notícias” para falar sobre a campanha. “É uma campanha nacional e que as defensorias estão replicando nos Estados. Este ano é “Em Defesa Delas”, que visa esclarecer quais os serviços disponíveis da Defensoria Pública para elas. Tudo que pudermos fazer para colaborar com a mulher que está vivendo uma situação de violência, a defensoria vai fazer esse atendimento”, explica.
“Existe um defensor público em, praticamente, todo o Mato Grosso do Sul. Se a mulher se sentir ameaçada e quiser pedir medida protetiva, fazer uma denúncia, se orientar sobre os seus direitos, pedir o afastamento do agressor do lar e etc, é só nos procurar”, afirma.
Na visão da defensora, a Lei Maria da Penha foi um divisor de águas na violência doméstica, por trazer muitos esclarecimentos às mulheres e fazendo com que a mulher já denuncie o agressor após o primeiro ato de crueldade. “Hoje as pesquisas indicam que as mulheres não esperam mais acontecer a segunda ou terceira agressão para fazer a denúncia, e hoje contamos com o apoio da Casa Mulher Brasileira com um sistema bem integrado e funcionando muito bem para o atendimento a vítima”, explica.
A defensora pede para as mulheres que sofrem por esse tipo de violência procure por uma ajuda e que não se sinta coagida após a violência. “Procurem auxílio, a rede de atendimento, procure orientações. Às vezes, ela não enxerga uma perspectiva no futuro e com todas essas informações ela consegue sair desse ciclo da violência com a ajuda desse serviço que é disponível para ela”, finaliza Graziela.

