Em 30 de agosto de 2012, dois adolescentes, Breno Luigi Silvestrini de Araújo, 18 anos, e Leonardo Batista Fernandes, 19 anos, foram brutalmente assassinados por bandidos que os abordaram na saída de um bar, visando roubar o carro em que estavam.
Para os que não lembram do fato, os jovens foram levados ao macroanel de Campo Grande, onde foram assassinados. Na época, cinco pessoas foram condenadas, quatro delas estão presas e pegaram pena máxima permitida pela lei brasileira, de 209 anos e 10 meses.
Um ano após a tragédia, em 2013, as mães dos garotos criaram a Associação Mães da Fronteira, que hoje conta com 250 membros em prol da vida e contra a violência e a impunidade no MS e Brasil.
A presidente da Associação Mães da Fronteira, Lilian Silvestrini, mãe do adolescente Breno, esteve hoje no Giro Estadual de Notícias e disse que a AMF foi a maneira que ela e Ângela Fernandes, mãe do Leonardo, encontraram para que a morte dos garotos não fosse em vão. “É uma dor que nunca tem fim, ficam apenas as lembranças. As boas lembranças que temos deles sempre vão secar nossas lágrimas e nos trazer paz ao coração”, ressalta Lilian.
Apesar de ter iniciado em MS, o Mães da Fronteira hoje é um movimento que acontece em todo o País.
“O trabalho inicial é aqui por estar mais próximo da fronteira. Mas já estive com o presidente da República para reivindicar providências a respeito do tráfico de drogas na fronteira, que faz milhares de vítimas todos os dias" - lembrou Lilian.
Quem quiser se associar bastar entrar na página no facebook.com/MaesdaFronteira e responder uma ficha de inscrição. A missa campal em lembrança do falecimento dos meninos acontece no domingo, (19), às 10h, no Bosque da Paz Breno e Leonardo, que fica na rua Kame Takaiassu, 500, no Carandá Bosque I. A programação da AMF continua nos próximos meses, com roda de conversa e um fórum nas universidades para debater violência nas fronteiras.
Quer assistir ao próximo programa? Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 104,7 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.

