Suinocultor referência na região de Itaporã, Milton Bigatão, 56 anos, foi eleito na segunda-feira (7), o novo presidente da Associação Sul-matogrossense de Suinocultores (Asumas). Bigatão substitui o ex-presidente por dois mandatos, Alessandro Boigues que, com suporte dos produtores e do Governo de MS, contribuiu para a reformulação do Leitão Vida, programa de incentivo à produção, com remuneração extra, baseada nos méritos da propriedade rural. Ele falou sobre o novo desafio no Giro Estadual de Notícias desta terça-feira (8).
Descendente de italianos, a família de Bigatão veio de São Paulo na década de 1960, desbravando a região. Inicialmente se dedicaram ao cultivo de café, e na sequência optaram pela soja. A suinocultura só entrou fortemente na região de Itaporã, depois de 1997, com a chegada da indústria Ceval em Dourados, atual Seara. E em 2001, Bigatão apostou na atividade e trouxe os suínos para dentro da porteira.
“Comecei a ter resultados e ampliei em 2005, com mais uma granja passou a abrigar 7 mil cabeças. Atualmente, com a construção dos novos projetos, atingimos 20 mil cabeças. Gosto muito de correr atrás das coisas e acho que a suinocultura é uma atividade de constante atualização, com a qual o produtor consegue se manter com uma renda interessante.”, explica o presidente da Asumas.
Esse consórcio entre suinocultura e soja, é motivo de comemoração para Bigatão. A partir de práticas como a fertirrigação, o produtor rural conseguiu dobrar sua produtividade, a ponto de ser reconhecido e premiado entre produtores rurais de estados como MS, PR e SC. A partir dessa evolução pessoal, passou a valorizar genética e tecnologia, em todas as atividades da agropecuária.
“Os avanços nessas áreas tem melhorado muito. As pesquisas e a busca pelo conhecimento contribuíram para que Mato Grosso do Sul chegasse no atual patamar. Será a partir de pesquisas que teremos diferentes resultados, com sucesso ainda maior. O Estado está em franca expansão, as granjas avançando em tamanho e produtividade, as metas sustentáveis bem definidas, os recursos para investimentos chegando às pessoas certas. Nosso desafio nesta gestão será apertar alguns parafusos, para que essa ampliação siga da melhor forma possível. A Asumas se consolidou como uma entidade que tem o respeito pelo suinocultor como principal característica. Vamos manter essa linha de atuação ”, explica Bigatão.
Nova diretoria da Asumas - Entre suas metas está o suporte ao Governo de MS, para atingir o status carbono neutro, até 2030. “A suinocultura sai na frente quanto a essa meta. Cada expansão que está ocorrendo já é baseada em pilares sustentáveis. Vamos estimular os produtores a serem cada vez mais proativos neste sentido, levando informação e facilitando acesso à ciência e tecnologias, que permitam o desenvolvimento”, finaliza o presidente, que seguirá à frente da Asumas pelo biênio 2022-2024.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS