Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
15 de janeiro de 2026 - 13h21
sesi
RÁDIO

Metade dos crimes cometidos na Capital tem relação com uso de drogas, diz vereador

3 julho 2018 - 15h00 Por Da Redação

O programa de rádio Giro Estadual de Notícias desta terça-feira contou com a presença do vereador e também policial federal de Campo Grande André Salineiro (PSDB). Eleito com 8.776 votos, Salineiro é autor do Guia de Prevenção Contra a Violência e conselheiro comunitário de prevenção ao uso de drogas.

Ele comentou sobre o decreto de uso de drogas lícitas e ilícitas, no qual o governo decretou uma lei que cria uma política pública estadual sobre Drogas no Mato Grosso do Sul. O decreto foi publicado no último dia (19) de junho, durante a lll Semana Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul.

Segundo o vereador da Capital, 50% dos crimes cometidos são relacionados com uso de drogas direto ou indiretamente. Mais de 40% dos presidiários tem envolvimento com tráfico de drogas. “São necessárias políticas de prevenção ao uso e consumo de drogas principalmente dentro das famílias brasileiras”, diz.

Nas escolas públicas foi implantado o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que tem a missão de ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Há mais de sete anos Salineiro percorre escolas e igrejas, levando informações às comunidades sobre as consequências do consumo de entorpecentes de uma forma motivacional.

André comentou ainda sobre consumo do narguilé entre os jovens. Estima-se que uma sessão de narguilé, com duração de até 80 minutos, possa corresponder à fumaça de 100 cigarros. Embora tenha a mesma quantidade de substâncias tóxicas – 4.700, segundo o Instituto Nacional do Câncer – uma sessão com o instrumento dura mais do que tragar um cigarro inteiro.

Para finalizar, o policial federal explicou sobre o uso e porte de arma. Salineiro defende o fim da lei que proíbe o uso de armas de fogo pelos brasileiros.  Hoje já é permitida a posse da arma de fogo, mas o porte é proibido, o indivíduo não pode transitar com arma.

Quer assistir ao próximo programa? Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 104,7 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.