Devido ao avanço da vacinação, Mato Grosso do Sul vive o melhor cenário desde o inicio da pandemia. O Estado tem hoje, 78% de pessoas imunizadas ao menos com a primeira dose, fato que permite ainda mais as flexibilizações. Para debater sobre o assunto, o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta sexta-feira (05), o Secretário Municipal de Saúde de Maracaju, Thiago Carminha.
De acordo com o secretário, na última semana, quatro casos de covid foram confirmados no município. Maracaju ficou 20 dias sem nenhuma internação e 60 dias sem óbitos.
Mesmo com a redução do números de casos e mortes pela doença, o secretário destaca que ainda não é o momento de relaxar. “Não temos nenhum paciente de covid nos hospitais de referência, sinal que a vacinação tem sido eficaz. Porém, não é tempo ainda de baixarmos a guarda, é importante que a população continue em alerta e mantendo os cuidados, mesmo com as flexibilizações”, salienta.
Na última quarta-feira (03), o secretário de Estado e presidente do Prosseguir, Eduardo Riedel, descartou a recomendação do uso da máscara de proteção em locais abertos, o item continua obrigatório em estabelecimentos públicos e privados e com aglomeração. De acordo com o secretário, o Estado ainda não tem esse padrão de liberdade. “Os espaços fechados são locais onde a possibilidade de contaminação é maior então requer sim o uso da máscara, contudo, não é só a máscara que a pessoa se contamine”, afirma.
O médico ressalta ainda cuidado em relação ao tereré. “Nós temos a cultura do tereré, agora como está muito quente eu tenho visto muitas pessoas compartilhando, infelizmente, não é o momento de voltar às antigas práticas, precisamos nos precaver tem muita coisa para avançar, ainda tem os resistentes que não querem se vacinar, ainda podemos ter novidades com variantes. É necessário ter cuidado”, ressalta.
O secretário também destacou que a conscientização da população é fundamental para que tudo volte ao normal. “Durante esse período de pandemia a saúde como um todo, parou. Nossos hospitais precisam retomar o atendimento às comunidades que ficaram represadas e isso só será possível se o hospital estiver sem covid, se não, nós vamos enforcar de novo todo esse processo”, afirma
Apesar do grande número de pessoas completamente imunizadas, ainda existem aqueles que optam por não se vacinar. De acordo Carminha, cerca de 20% da população de Maracaju não se vacinou. A Secretaria de Saúde do Município tem realizado o trabalho de busca ativa na zona rural com pontos estratégicos para viabilizar a aplicação nessas regiões. “Hoje temos bastante disponibilidade de doses, não temos mais problemas de falta de vacina, antes era um desespero, ligávamos no Estado solicitando mais 200 doses naquele dia e não tinha. Agora, nós temos cerca de 300 doses sobrando, aguardando a comunidade”, diz o secretário.
Thiago destacou também a importância dos investimentos do governo do Estado para a área da saúde durante o período da pandemia. “O Estado nos proporcionou auxilio com repasses continuados para o hospital. O número de equipamentos de assistência respiratória dobrou nos hospitais, melhoramos a estrutura da equipe, adquirimos novos veículos, também temos ampliado nossa rede de especialistas”, destacou. “É difícil fazer saúde sem remédio, hoje a comunidade de Maracaju tem sido assistida e nós temos lançado alguns programas específicos para contemplar com medicamentos que muitas vezes não estão disponíveis nas farmácias básicas. O recurso bem administrado proporciona pra gente condições de investir mais na saúde”, acrescenta o secretário.
O município de Maracaju irá receber a Carreta do Amor, que dará continuidade aos atendimentos voltados à saúde da mulher na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, entre os dias 16 a 19 de novembro. Na ocasião será realizado exames de preventivo e mamografia.
Durante o mês de novembro, a campanha Novembro Azul remete aos cuidados com a saúde do homem. O secretário destaca que o Município terá agendas especiais para atender a população masculina. “Além do câncer de próstata, o homem tem colesterol, hipertensão, pode ter diabetes e muitas vezes vão deixando passar. Durante este mês, nossos postos irão abrir em horários diferenciados para atender esse público”, finaliza o secretário.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.