segov dengue
ECONOMIA

Mesmo com a pandemia, o setor de cooperativas de MS apresentou aumento de 70%

22 setembro 2021 - 09h30 Por Thaís Matos

Em Mato Grosso do Sul, o sistema conta com 118 cooperativas divididas em 7 ramos constituído por mais de 350 mil cooperados e gerando 10 mil postos de emprego. As cooperativas são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Para debater sobre o assunto, o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta quarta-feira (21), o presidente do Sistema OCB MS, Celso Régis.

O setor cooperativista apresentou um crescimento de 70% mesmo diante da pandemia de covid-19. Segundo o presidente da OCB MS, este resultado se deve a união entre as cooperativas de Mato Grosso do Sul. “Nos momentos de crise e de maior dificuldade, quando as pessoas se juntam é mais fácil apresentar soluções para os desafios que normalmente se apresentam no dia a dia dos negócios e da sociedade”, declara.

A maioria dos investimentos privados na infraestrutura e logística do Estado foram realizados por cooperativas. De acordo com o presidente, as cooperativas movimentam mais de 70% da economia em vários municípios de Mato Grosso do Sul. “Nós temos cidades que se tirarmos os empreendimentos cooperativos, as atividades econômicas deixam de existir”.

 O presidente do Sistema OCB MS, Celso Régis em entrevista ao Giro de Notícias

Assim como em outros segmentos da economia, o setor cooperativista também enfrentou dificuldades. Segundo Regis, a expectativa de crescimento da empregabilidade era maior, meta que não foi atingida em função das questões do mercado. “Evidentemente por conta dos percalços mundiais da pandemia, principalmente em questão de barreiras sanitárias”, explica o presidente. Ainda assim, ele afirma que o balanço chegou a um final positivo. “Nenhuma cooperativa utilizou da redução salarial e de mão de obra, as cooperativas preferiram pagar os salários integrais”, diz.

Diante do cenário pós-pandemia, a perspectiva de mercado é de melhoria e precaução. “Nós não podemos ser desesperados na retomada, as cooperativas são prudentes e visam amenizar as complicações”, encerra.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.