Os bons ventos voltam a soprar sobre o mercado imobiliário de Campo Grande e no Estado. O aumento na procura por imóveis tanto para venda quanto locação chegou a crescer 30%. Além disso a Caixa Econômica Federal lançou um pacote de medidas em relação a financiamentos da casa própria e empresas ligadas ao setor habitacional: ITBI Financiáveis e Novo Programa Minha Casa Minha Vida. As informações foram repassadas nesta quarta-feira (15) pelo presidente do Sindimóveis-MS, João Araújo Filho que participou do programa Giro Estadual de Notícias.
"Houve aquecimento em relação ao ano passado, com as novas linhas de financiamento que vieram aquecer o mercado, facilitando a vida de quem deseja comprar sua casa própria", sinalizou.
Uma das notícias positivas para o setor foi que a Caixa Econômica Federal, lançou um pacote de medidas em relação a financiamentos da casa própria e empresas ligadas ao setor habitacional: ITBI Financiáveis e Novo Programa Minha Casa Minha Vida.
O ITBI e outros emolumentos representam até 4% do valor do imóvel. A Caixa Econômica Federal promete injetar R$ 2,4 bilhões.
Ele destacou ainda que está previsto para julho, o lançamento do Programa Casa Verde Amarela, que vem para substituir o Programa Minha Casa Minha Vida. O programa vai financiar casas do zero para famílias que vivem em áreas irregulares ou que vivem em situação vulnerável.
Outra pauta abordada pelo presidente do sindicato foi a Portabilidade Financeira. De 2019 para cá cresceu 200%. Ela permite a transferência de financiamento imobiliário de uma instituição financeira para outra - semelhante a portabilidade de linha telefônica. O financiamento mantém o mesmo prazo do contrato, porém, permite diminuir as taxas de juros.
Araújo ainda destacou o avanço no mercado de locação, principalmente de pessoas de fora que vêm ao MS por causa da pandemia. "O mercado de locação está muito bom, assim como de venda. Os preços dos imóveis se mantiveram", salientou.
Ele ainda falou sobre o aumento na procura por locação em algumas cidades do itnerior e outros assuntos.
A entrevista completa você confere no áudio.