Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
14 de janeiro de 2026 - 19h16
sesi
RÁDIO

Médico urologista alerta sobre prevenção ao câncer de próstata

9 novembro 2018 - 15h17 Por Da Redação

Prevenção ao câncer de próstata foi o tema abordado hoje (9) pelo médico urologista Jamal Salem, em entrevista ao programa Giro Estadual de Notícias. A campanha de conscientização Novembro Azul busca relembrar os homens acima de 40 anos que ainda não fizeram o exame de próstata que está na hora de fazer. Por ano estima-se que 70% dos homens são diagnosticados com esse tipo de câncer, o segundo que mais mata homens. O dr. Salem lembrou que quanto mais cedo for diagnosticado maior a chance de cura. “O homem deve deixar o machismo de lado e procurar o médico para cuidar de sua saúde, que é mais importante” cobrou.

Salem explicou aos ouvintes os conceitos relativos ao tema, tipos de doenças, necessidade da prevenção e tratamento.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, com duas importantes funções: a de defesa e de produção do líquido seminal. Em relação à primeira finalidade, o urologista explicou que a próstata impede a passagem de bactérias. O médico mencionou as doenças comuns relacionadas à próstata: uretrite (inflamação ou infecção do canal da uretra), prostatite (inflamação da próstata), hiperplasia prostática (aumento do volume da próstata e decorrente fechamento do canal da urina), tumor benigno e o câncer. “Quando não são tratadas, as outras doenças podem se transformar em câncer”, alertou.

De modo geral, as doenças referentes à próstata têm como sintomas, de acordo com a explanação do urologista, a incontinência urinária, infecção, fluxo urinário fraco e gotejamento depois da urina. Ele enfatizou que qualquer homem, sobretudo a partir dos 40 anos, mesmo que não sinta esses sintomas, deve procurar o médico ao menos uma vez por ano.

“O melhor exame é o do toque”, disse Jamal, isso porque o toque permite a percepção de eventual tumor. Quando os dois primeiros exames detectam alguma alteração, o paciente, necessariamente, fará o de toque.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 104,7 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.