Com objetivo de disseminar informações de teor educativo e métodos preventivos para a redução da gravidez precoce, a professora e ex-senadora, Marisa Serrano, esteve presente hoje (13) no programa Giro Estadual de Notícias para comentar sobre a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, na qual ela foi a autora da lei que criou a semana alusiva ao tema.
Durante a entrevista, ela comentou sobre os inúmeros casos de adolescentes grávidas, que tem gerado preocupação pelas suas repercussões físicas, psicológicas e sociais. Apesar de todas as informações disponibilizadas, tanto pelo governo, quanto através das redes sociais e internet, o número de adolescentes, de até 19 anos, que engravidam, vem aumentando.
O Brasil tem um número de gravidez na adolescência acima da média latino-americana, afirma pesquisas. A cada mil adolescentes brasileiras, entre 15 e 19 anos, 68,4 ficaram grávidas, diz relatório da Organização Mundial da Saúde. “Os dados são preocupantes, meninas sem nenhuma estrutura se tornam mães cedo, na maioria das vezes sem o pai por perto, pois acabam abandonadas”, afirma Marisa.
De acordo com a ex-senadora, no início de março tem carnaval, e com isso muitas campanhas de prevenção são promovidas, pois a preocupação dos profissionais da saúde não é apenas com a gravidez indesejada, e sim com doenças sexualmente transmissíveis.
Marisa lembra que a gravidez muito cedo acaba gerando morte de algumas meninas, e segundo o relatório da ONU, a mortalidade materna é uma das principais causas da morte entre adolescentes e jovens de 15 a 24 anos na região das Américas.
Para diminuir os casos é fundamental que o País continue promovendo programas dirigidos para mulheres em maior vulnerabilidade para gestações precoce, e investir em campanhas de educação sexual nas escolas e em casa. Dessa forma será possível divulgar ainda mais as ações preventivas e atingir o maior número de adolescentes possível.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 104,7 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.
