Uma maquininha promete facilitar a vida do cidadão que diariamente se arrisca em enormes filas em bancos para sacar o benefício do auxílio emergencial. Quem tem direito aos R$ 600 tem agora uma alternativa segura e rápida para utilizar o benefício. As maquinetas que estão em mais de 6 mil comércios distribuídos em todo Estado estão prontas para que o beneficiário utilize o auxílio na modalidade débito em supermercado, conveniências, farmácias, floricultura, entre outros estabelecimentos. Para falar como funciona o dispositivo esteve nesta segunda-feira (11) no programa Giro Estadual de Notícias, o empresário Maristeu Ceolin diretor comercial da Rede Tendência.
Ele explicou que o benefício ao pequeno comércio é elevar o movimento que está parado e o cidadão que não precisa enfrentar filas e correr risco de infecção pelo coronavírus. "São 6 mil maquininhas. assim as duas pontas se beneficiam. O projeto vai ajudar muito a população que enfrenta filas enormes nas agências", salientou.
Maristeu Ceolin é o diretor comercial da Rede Tendência
Ceolin destaca que o pagamento é simples. Ao invés de sacar o dinheiro na agência, o contemplado pelo auxílio emergencial baixa o aplicativo Caixa Tem e, por ele, gera um cartão virtual, com número, data de validade e código de verificação. "Nos locais habilitados pela Rede Tendência, devidamente sinalizados com adesivos e banners, o beneficiário informa que vai pagar com o auxílio emergencial. O lojista seleciona a opção direto na maquininha, onde também informa valor da compra, CPF do cliente e código de verificação dinâmico, gerado na hora pelo aplicativo Caixa Tem. No primeiro uso, é necessário digitar também número do cartão virtual e data de validade. Aprovada a transação, o valor é debitado diretamente do saldo disponível", acrescentou.
O empresário salienta a importância do mecanismo. "O comércio hoje é parceiro da Tendência. As máqunas vão facilitar a necessidade básica de alimentos, a urgência de usar o benefício. Como não tem dinheiro em mãos ele pode usar a maquina para esta facilidade . Criamosa anda um link chamado incontri onde o cidadão pode acessar do smartfone e identificar o comércio mais próximo que tem as maquininhas. Como chegar e como realizar as compras", afirmou.
A meta da Tendência é chegar a 100 mil pontos de venda, espalhados em pelo menos 4 mil municípios brasileiros.
"É uma ferramenta que chega até as menores cidades, onde pode não ter agência da Caixa ou lotérica, mas tem um mercadinho ou uma conveniência parceira", diz o diretor.
Os comerciantes estão sendo avisadoss da nova opção por meio de mensagens transmitidas para as maquininhas de cartão, bem como pelos 40 representantes da empresa que visitam os estabelecimentos conveniados.
Os clientes que hoje compram recargas de celular usando as máquinas da Rede Tendência também são avisados, por meio do comprovante de pagamento, da possibilidade de fazer compras com auxílio emergencial sem precisar sacá-lo. A entrevista completa você confere aqui.