O plágio musical não é tão raro quanto se parece e com o avanço tecnológico isso se tornou mais evidente. Nesta terça-feira (15), o Giro Estadual de Notícias recebeu o advogado Pedro Vale, para falar sobre a acusação que o cantor Lucas Lucco sofreu quanto a musica 'Mozão' a qual, apesar de condenado a pagar indenização para cantor Gabriel Banderas, o sertanejo garante ser autor de faixa lançada em 2014.
Com "Mozão", Lucas Lucco liderou o ranking de vídeos musicais mais vistos em 2014 entre o público brasileiro no YouTube. Segundo levantamento, o clipe que conta a história de uma mulher que luta contra o câncer, contou com mais de 51,5 milhões de visualizações durante o ano de lançamento. Lucas Lucco foi às redes sociais e desabafou sobre o processo. De acordo com a acusação, o artista teria plagiado a música "Eu cuido de você, você cuida de mim", do cantor sertanejo Gabriel Banderas."Pra quem não sabe, a música 'Mozão' é minha. Escrevi a música sozinho, em Goiânia, na época em que eu não tinha um nome ainda muito conhecido. Estava bem no início da minha carreira", começou o cantor.
Atualmente, o clipe de "Mozão", tem mais de 123 milhões de visualizações no YouTube. O advogado confirmou que o caso já está em fase de encerramento e não cabe mais recursos. "Nós pegamos o caso em fase de recursos, no STJ (Superior Tribunal de Justiça), e o processo retornou agora para cumprimento de sentença, liquidação de sentença, e o Lucas Lucco já está em proposta de acordo em tratativas com os advogados da parte para isso."
O profissional salientou que a falta de informação sobre certas obras e seus compositores é plausível, já que não existe um compilado de todas as obras criadas. "Foi uma surpresa, não tínhamos conhecimento do artista nem da obra, não se tem um banco de dados onde consegue verificar letra de obra por obra, a não ser cadastros no ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e na registros na Biblioteca Nacional, onde os artistas, inclusive o Lucas, tem suas musicas cadastradas e registradas", explica.
No Instagram, o cantor Lucas Lucco se referiu a sentença e reforçou que desconhecia a musica e seu autor, lembrando que a acusação veio por conta do refrão 'Vamos fazer assim, eu cuido de você, você cuida de mim', que aparece nas duas faixas. "Desejo que de alguma forma essa grana possa vir como uma benção pra você. Mas essa é a justiça do homem, esse pagamento vai acontecer de acordo com a resolução que o homem teve, mas no fundo do seu coração, você acha que eu tinha ouvido a sua música? Eu peço desculpas, mas eu não conhecia sua música", lamentou.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.