segov dengue
CIDADANIA

Live sobre democracia, cidadania e o papel da jurisdição acontece hoje

28 maio 2020 - 09h00 Por Da Redação

O curso de Direito da Estácio Campo Grande promove, nesta quinta-feira, às 19h, uma live com o juiz da 1ª Vara Criminal de Campo Grande, Roberto Ferreira Filho. A conversa será com a coordenadora do curso, a professora e advogada Samya Abud.

Acadêmicos, inclusive de outras instituições de ensino, podem se inscrever antecipadamente para participarem da atividade. A live valerá cinco horas de atividades complementares. No dia da ação, o acadêmico deve, ainda, preencher a lista de presença virtual.

Em entrevista ao "Giro de Notícias", a advogada explica que o assunto é necessário para os estudantes. "O curso de Direito tem um papel relevante para os acadêmicos e a sociedade como um todo. O objetivo é honrar com a informação para a população e também ao aluno. Em tempos de fake news, estamos andando na contramão e precisamos evoluir. Vivemos em uma democracia e exercemos a cidadania diariamente. Quanto mais informações de qualidade que precisarmos levar, é melhor para que as pessoas façam o seu juizo de valor", explica ao programa "Giro Estadual de Notícias" desta quinta-feira (28).

O juiz da 1ª Vara Criminal de Campo Grande, Roberto Ferreira Filho

O tema da live, que será transmitida no perfil @samyaabud, no Instagram, será "Democracia, cidadania e o papel da jurisdição". "A democracia brasileira é relativamente jovem e está em construção e este foi um dos motivos pelos quais escolhemos este tema. É um assunto atual, até porque a consolidação da democracia, a noção de cidadania e a sua efetivação são, na verdade, tarefas constantes de construção, de aperfeiçoamento e isso depende muito da formação que vem dos bancos escolares", pontua a professora e coordenadora Samya Abud.

Samya lembra, ainda, que nos momentos de aparente intranquilidade e instabilidade democrática, o papel do juiz ganha certo protagonismo. Por isso, a importância de se discutir o papel da jurisdição.

Juiz há mais de 20 anos, Roberto Ferreira Filho é considerado da ala garantista da magistratura local. Há alguns anos, ele também atuou como Juiz Eleitoral. Neste ano, retorna a função para, mais uma vez, contribuir com a democracia brasileira.

Quem pode participar: A live é aberta para todos. Acadêmicos podem se inscrever antecipadamente para participar, pois haverá certificado de cinco horas de atividade complementar.