O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é um dos partidos com mais história em Mato Grosso do Sul. Dos 11 governadores que o Estado teve, cinco são da sigla. Atualmente, o Diretório Estadual é presidido pelo advogado e pré-candidato a deputado estadual Junior Mochi. Com toda essa trajetória local, o partido dialoga com todos os setores da sociedade. Para as eleições gerais de 2022, o partido tem o ex-governador André Puccinelli como pré-candidato ao Executivo.
No contexto nacional, a senadora Simone Tebet é a pré-candidata à presidência da República pelo MDB. Mochi contextualizou que nem todas as alas do partido apoiam a três-lagoense nessa trajetória. O MDB é um partido plural e que todos os segmentos da sociedade participam, destacou o presidente do Diretório Estadual.
Os principais pré-candidatos para o cargo de presidente da República são o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Mochi. Ele explica que, especialmente no interior de MS, membros do partido apoiam Bolsonaro e outros tantos são favoráveis a Lula. “Muita gente no MDB que apoiam o pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro e vão votar nele, mas tem a intenção de voto no nosso candidato a governador. Como tem uma parte que vota no ex-presidente Lula, mas que vão votar no nosso candidato”, disse em entrevista ao Giro Estadual de Notícias.
Mochi assumiu que nas eleições de 2018, houve uma forte interferência de Jair Bolsonaro nas disputas para os cargos proporcionais como deputado estadual, federal e senador. No entanto, para o principal cargo do Executivo em Mato Grosso do Sul, não afetou. “para o Executivo estadual, a população sabe diferenciar. Uma coisa é você eleger base parlamentar para seu presidente da República. A outra é você eleger o governador que você quer”. Vale lembrar que Reinaldo Azambuja (PSDB) e Odilon de Oliveira (à época no PDT e hoje no PSD), que fizeram o segundo turno em 2018, usaram da imagem do presidente.
Mochi é presidente do Diretório Estadual do partido e pré-candidato a deputado estadual em 2022
Mesmo indicando que o nome da senadora não é unanimidade na sigla, Mochi finaliza o assunto eleição nacional pregando o respeito à democracia. “Nós respeitamos os posicionamentos de cada um dos nossos membros e de cada membro da população em relação a sua preferência. Temos uma pré-candidata à presidência. Entretanto, não vamos de forma alguma vetar aqueles que apoiam o atual presidente Jair Bolsonaro ou Lula”.
O projeto maior do MDB nas eleições é que o pré-candidato André Puccinelli volte a governar o Estado. Porém, Mochi informa que a legenda tem metas para ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e na bancada federal. “Temos uma chapa de deputado federal, onde temos uma meta de procurar eleger pelo menos dois deputados federais pelo MDB e eleger cinco deputados estaduais nas eleições proporcionais”.
Até o momento, MS tem sete pré-candidatos para o cargo de governador. São eles: André Puccinelli (MDB), Capitão Contar (PRTB), Eduardo Riedel (PSDB), Giselle Marques (PT), Luhhara Arguelho (PSOL), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (União Brasil). Essa eleição será a mais disputada desde que Mochi começou a se envolver com política em Mato Grosso do Sul. “ É uma eleição que dificilmente se decidirá no primeiro turno. Nenhuma das eleições que eu acompanhei desde 1982 é tão concorrida e tem tantos candidatos competitivos.
Ele finalizou destacando o motivo de ser pré-candidato a deputado estadual em Mato Grosso do Sul. A decisão veio após conversa com André Puccinelli. “Eu disse que seria o melhor para o coletivo. Ele citou que pela minha experiência, eu seria melhor para deputado estadual. Está decidido, vou me colocar à disposição do partido como pré-candidato a deputado estadual”.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS