A diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular Estadual), Maria do Carmo Avesani Lopez, afirmou que pelo menos 40 mil famílias atualizaram o seu cadastro para poder participar do processo de seleção que irá sortear 602 apartamentos. Hoje (21) é o último dia de inscrição das famílias que vão poder participar dessa seleção específica para Campo Grande.
Maria explica que existe um planejamento para o interior do Estado para a construção de novas moradias. “Estamos trabalhando em dois programas específicos em parceria com os municípios, que é o ‘Lote Urbanizado’ presente em 35 municípios. Temos também em parceria um programa para financiamento pelo FGTS destinado ao publico que tem uma renda comprovada e que está indo muito bem”, diz.
Outro assunto que ainda gera muitas dúvidas é a regularização do contrato de gaveta. Segundo a diretora-presidente, é necessário entender que a partir do momento em que é feito a assinatura para a aquisição da casa, o governo tem que cobrar. “Tivemos um período de inadimplência muito alta por parte das famílias que não pagavam. O Estado vem trabalhando em cima dessa conscientização da família e nós criamos condições dessa família que não pagou colocar em dia todas essas dividas. Por isso existe o programa ‘Morar Legal’, que auxilia dessa quitação de dividas. A família faz a regularização desse contrato de gaveta, passa o contrato para o nome dela e paga as dividas que existem sobre aquele imóvel”, explica.
Para fazer a atualização de cadastro ou se inscrever no programa da Agehab, é necessário acessar o site: http://www.agehab.ms.gov.br/ ou nos postos de atendimento: Fácil General Osório – Rua Santo Ângelo, 51, Coronel Antonino; Fácil Guaicurus, Av. Gury Marques, 5.111, Universitário; e Fácil Aero Rancho – Av. Marechal Deodoro, 2.606, Aero Rancho
