A coordenadora do serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) da Sesau, Denise Leite Lima, participou na manhã de hoje (11) de um bate papo com o jornalista João Flores para comentar sobre o aumento do índice de pessoas contaminadas com sífilis e outras DSTs.
A doença voltou a ser uma epidemia no Brasil, mas o que alarma os especialistas é o alto número de infectados idosos. A doença não escolhe gênero, idade ou classe social. Bebês, jovens, adultos e gestantes também podem estar entre os milhões de infectados por ano.
Denise informou que o trabalho de prevenção é realizado diariamente, principalmente entre os jovens. Mas a preocupação atual gira em torno dos idosos.
Segundo o último boletim epidemiológico sobre o vírus HIV/Aids apresentado pelo Ministério da Saúde, entre 2014 e 2017, houve crescimento de 10,7% no coeficiente de mortalidade em Mato Grosso do Sul, de 5,6 para 6,2 óbitos por grupo de 100 mil habitantes. No mesmo período, também aumentou a taxa de detecção da doença no Estado, de 22,5 casos por 100 mil em 2014 para 24,3 casos, elevação de 8%.
A coordenadora lembrou que a única forma de prevenção é usar preservativo em todas as relações sexuais. Denise informou ainda que os postos de saúde oferecem os testes rápidos de HIV que detectam o vírus na hora.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 104,7 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.
