aguas
SAÚDE MENTAL

Incertezas sobre a coronavírus podem potencializar depressão e ampliar doenças mentais, alerta SPMS

15 maio 2020 - 11h52 Por Rosana Siqueira

As incertezas geradas pela COVID-19 podem desencadear ou potencializar sintomas da depressão, doença que segundo os dados do Ministério da Saúde atinge 15,5% dos brasileiros. Pensando nisso, a Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul (SPMS) vai promover no dia 20 a palestra com o tema: Depressão e Pandemia, que contará com os palestrantes: Juberty Antônio de Souza, médico psiquiatra e presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Medicina e com Ana Deise Cardoso, psicanalista e diretora administrativa da SPMS. Para falar sobre o evento e ainda da atuação da SPMS esteve nesta sexta-feira (15) no Giro Estadual de Notícias, a psicanalista Cátia Codorniz que é presidente da entidade.

Ela adiantou que a palestra visa abordar o tema para os profissionais da saúde que enfrentam uma batalha diária com a atual situação da pandemia. "Estamos tentando de forma geral atender a população em especial os profissionais de saúde que estão na linha de frente para que nós possamos ficar em casa para nos proteger. Nestes dias de pandemia é uma enorme insegurança. Eles correm risco de vida, sofrem mais com o isolamento social e convivem com alta insegurança", destacou.

A presidente destaca que a meta dos atendimentos humanitários do SPMS e ainda deste tipo de palestra é dar suporte e apoio aos profissionas e a população em geral. "A depressão vai agravar muito as patologias.  Eles estão enfrentando tudo isso para cuidar de pessoas, para que elas não morram. Por isso a sociedade quer esclarecer o assunto e orientar médicos, enfermeiros e toda equipe multidisciplinar sobre o melhor comportamento e atitudes saudáveis para que este problema não prejudique suas vidas", afirmou.

O evento destinado a profissionais de saúde será realizado na próxima quarta-feira (20 de maio), por meio da plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do site: http://spms.com.br

A presidente do SPMS lembra que a sociedade está disponibilizando o atendimento humanitário. "São psicanalistas voluntários que se dispõem a atender as pessoas que  estejam sofrendo com a pandemia. Basta entrar em contato  pelo telefone (67) 99141-4221 ou pelo site spms.com.br  e se inscrever. As pessoas tem atendimento pontual e ajudamos a aliviar a sua ansiedade para ter paz e continuar vivendo pois não sabemos até quando estaremos vivendo a pandemia", concluiu.

A entrevista completa você confere no player abaixo.