BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
EDUCAÇÃO

Incentivo a pesquisa e ciência nos jovens deve começar bem antes da universidade

24 outubro 2019 - 13h03 Por Rosana Siqueira

Despertar nos jovens o interesse pela ciência ainda no ensino fundamental. Este é o objetivo da 5ª Mostra Científica do Cerrado, que acontece hoje e amanhã na Capital. A feira contempla trabalhos científicos de alunos de 4º a 9º anos de escolas públicas e particulares de diversos estados. De acordo com o coordenador do evento, professor Carlos Vasque Júnior que concedeu entrevista nesta quinta-feira (24) ao programa Giro Estadual de Notícias, a idéia é preparar os jovens para atuar na ciência independente da situação. "Temos que colocar para as crianças a importância de atuarem como verdadeiros cientistas", frisou.

Ele lembra que neste período de Mostra eles costumam chamar os alunos de jovens pesquisadores. "O objetivo é fazer com que sintam a importância de fazer ciência. Não sejam apenas expectadores, mas busquem problemas na sociedade e formas de resolvê-los através da ciência", acrescentou.

O professor Carlos Vasque Júnior em entrevista ao Giro Estadual de Notícias

O professor destaca que durante a feira que acontece na escola Gappe, os visitantes poderão  conhecer 104 projetos selecionados. As temáticas são variadas e contemplam as diversas ciências: biológicas, humanas, agrárias, sociais e aplicadas, da saúde, exatas e da terra e, ainda, engenharia, linguística, letras e artes. Além de projetos do Mato Grosso do Sul, a feira também receberá projetos de escolas da Bahia, Pará, Ceará e Rio Grande do Sul.

"Temos desde projetos de análise literária até videogame de baixo custo. Na feira serão apresentados ainda projetos de sistema de irrigação de hortas automatizados, cafeteiras automatizadas, análises de água de córregos de Campo Grande, entre outros", concluiu o professor.


A MOCC premiará os projetos vencedores por categorias e ainda credenciará os jovens pesquisadores a participarem de feiras científicas ao redor do país, como eventos em Brasília e Recife e nos estados de Santa Catarina, Pará e Alagoas. A premiação acontecerá na noite do dia 25 de outubro, na Escola GAPPE.

A entrevista completa você confere no player.