O Giro Estadual de Notícias desta quarta-feira (16) entrevistou o idealizador do Eboi Classificados Online, Marcelo Vieira Miranda. A plataforma é um site de classificados online para vendas de animais como bovinos, equinos e ovinos, veículos, instalações rurais e implementos agrícolas.
O Eboi surgiu no contexto da pandemia para facilitar a negociação de animais em Mato Grosso do Sul, conforme explica Marcelo Vieira Miranda. A ideia veio de uma proposta de um aplicativo de anestesia recebida por Marcelo. Filho de pecuarista e ligado ao mercado local, a plataforma nasceu em formato de site.
Marcelo explica que é uma forma de facilitar a relação entre vendedor e comprador de gado. “É uma ferramenta que busca ligar o comprador ao vendedor e veio numa época bastante oportunida. Ela surgiu na pandemia quando as pessoas não podiam se conectar tanto para realizar seus negócios. Com essa ferramenta, a pessoa que acessa procura o seu rebanho, vê fotos, vídeos, mais alguns dados passados pelo vendedor e tem o contato direto dele para completar a negociação”, conta.
Ele também contextualiza que muitos processos da produção e criação de gado melhoram ao longo dos anos, como o desenvolvimento de pastagens, a genética, estrutura dos currais e outras tecnologias. No entanto, a negociação não pode ficar longe da evolução. Nesse sentido, o Eboi se mostra uma nova alternativa para quem deseja vender animais. “Buscamos facilitar a vida do pecuarista”, afirma Marcelo.
Outro destaque é que a plataforma realiza a mediação, mas não cobra pela negociação, o Eboi é uma “vitrine” para os produtos vendidos. “Intermediação é uma palavra que assusta. O pecuarista pode achar que temos alguma parcela na negociação e na verdade, nós colocamos na vitrine”, explica. O único valor cobrado pela iniciativa é o da assinatura realizada pelo vendedor para publicar o seu produto nos classificados.Existem cinco tipos de assinatura no site que podem ser conferidas no link. São elas o plano básico, avançado, profissional, exclusivo e master que variam entre R$ 20 e R$ 500.
Por se tratar de um plataforma ainda em desenvolvimento que só está disponível em site, sem aplicativo, uma das preocupações que mais se mostram envolvem a segurança da transação. Marcelo informa que o Eboi fornece o contato direto do vendedor, sendo responsabilidade de quem vende e quem compra a negociação dos animais ou implementos.
Porém, Marcelo explica que o site conta com dicas de segurança para orientar os envolvidos na compra de produtos anunciados no Eboi. “Nós temos um espaço que é o ‘dicas de segurança’ e a negociação de animais é muito segura. Se você compra um carro, muitas vezes pode ter problema na documentação do carro, no motor. Os animais são aquilo que apresentam. Quando você olha pessoalmente no curral confirma a raça, a idade, vê se ele está saudável”, disse.
Além disso, ele detalhou que o comprador precisa ficar atento no momento da emissão da nota fiscal dos animais, pois ela só sai mediante autorização e também alerta no momento de confirmar o pagamento. Esse que deve ser para a mesma pessoa ou empresa que emitiu a nota fiscal. Para o vendedor, a mensagem de Marcelo é que deve confirmar se recebeu o valor antes de entregar o rebanho.
A mensagem principal deixada pelo idealizador é que “o gado exposto no Eboi está na vitrine, sendo visualizado por muitos interessados dessa natureza, uma ferramenta para auxiliar o pecuarista, o corretor, que vai ampliar o seu leque de clientes e realizar a negociação da forma segura”.
Para quem deseja comprar, não necessita fazer um cadastro prévio no site, somente entrar em contato com o vendedor do produto desejado. Para quem vende, precisa fazer um cadastro simples, adquirir a assinatura, fazer o anúncio colocando o título, as fotos, vídeos e valor e as categorias.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.