BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
GRAVIDEZ

Idade avançada é o principal motivo para mulheres recorrerem à técnicas de fertilização

7 junho 2019 - 12h00

As dificuldades para os casais que planejam ter filhos podem começar com a idade. Quanto mais é adiado, mais difícil pode ser a gestação, explica o médico Antônio Miziara, especialista em reprodução humana.

“Antes era comum os casais terem de três a cinco filhos, mas com o planejamento de muitas mulheres ocupando o seu espaço no mercado de trabalho isso vem diminuindo”, explica.

A idade é o principal motivo de quem busca ajuda para engravidar.

Segundo Miziara, as mulheres a partir dos 35 anos já tem a sua fertilidade comprometida, e muitas delas começam a pensar em gravidez após os 35 anos, justamente a faixa-etária que as mulheres começam a encontram dificuldades.

“A partir dos 30 anos a fertilidade começa a declinar. Dos 30 a 35 essa queda vai acontecendo de maneira gradual e a partir dos 35 despenca e piora drasticamente, com problemas que não havia antes, como maior taxa de abortamento ou um bebê com alguma síndrome”, revela.

Quanto mais cedo o casal resolve tentar engravidar, maiores as chances da gestão de forma natural, evitando técnicas de reprodução assistida.

Para Miziara, é possível prever alguns problemas, já que nem todos os casais que estão tentando a gravidez terão dificuldades. “É importante saber quanto tempo eles tem, se a mulher tem um bom estoque de óculos, a idade, se existe algum fator masculino que está impedindo uma gestação. Tudo isso é verificado para ocorrer uma gravidez de forma espontânea e com resultados excelentes”, diz.