Empossado como diretor-presidente da Fundesporte no último dia 3, Herculano Borges tem como objetivo principal conduzir projetos e ações que promovam a inclusão de todas as pessoas no Estado. Para falar sobre esses projetos, Herculano concedeu entrevista ao programa Giro Estadual de Notícias das emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação nesta segunda-feira (6).
Com experiência no esporte o novo diretor-presidente acredita que pode usar essa vivência para por em prática aquilo que desejava quando ainda era atleta e treinador. "Na Assembleia e na Câmara eu sempre procurei vincular minhas ações com a questão da cidadania, princípios e valores, sobretudo utilizando o esporte como ferramenta de inclusão social. Eu sou profissional de educação física e tenho pós-graduação em treinamento esportivo, fui atleta, treinador, coordenador de esportes, professor universitário, então na verdade agora estou voltando as minhas origens. Estou muito feliz com esse desafio e missão dada tem de ser cumprida", enfatizou.
O diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges
Herculano destaca que o esporte de Mato Grosso do Sul evoluiu no governo de Reinaldo Azambuja e espera seguir nesse caminho ao lado de Riedel. "Agora no executivo nós vamos trazer essa bagagem de beira de quadra, viagens, competições, dormindo em alojamento em um período muito ruim do nosso Estado em estrutura esportiva que deu um salto com o governador Reinaldo Azambuja com o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, onde conseguimos segurar nossos atletas", afirmou.
Herculano Borges reafirma que um de seus grandes nortes a frente da Fundesporte, que é o esporte seja além da competição, mas também ferramenta de inclusão. "Lembrando que o esporte é mais do que competição, o esporte é iniciação com as crianças fomentando o desejo deles em praticarem esporte. Sabemos que tudo isso é um grande aliado no combate a criminalidade e as drogas, então é um desafio proporcionarmos essa abertura esportiva para as crianças e adolescentes. E tem o esporte também de lazer, aquele que você faz com sua família, que você vai no parque e tem atividade de inclusão", constatou.
Herculano destaca que o esporte de Mato Grosso do Sul evoluiu no governo de Reinaldo Azambuja e espera seguir nesse caminho ao lado de Riedel
Sobre a inclusão, Herculano revelou ja ter discutido com Riedel algumas situações. "Uma visão que eu tenho colocado para o governador Eduardo Riedel é o esporte de inclusão. Sabemos que nos quatro cantos do Estado terá alguém que não tem curso de Educação Física, mas tem esse desejo de promover a inclusão e dar oportunidade, muitas vezes tirando do bolso. Eu levei essa visão ao governador e junto com a equipe da Fundesporte estamos planejando algo para levar o esporte para periferia", revelou.
Ainda a respeito de inclusão por meio do esporte, o novo diretor-presidente da Fundesporte revelou já ter projetos colocados, inclusive como contrato de gestão. "Tem um projeto que nós colocamos como contrato de gestão, que é a questão do esporte para os surdos, para que eles sejam incluídos. Outro projeto é para o desporto universitário, pois sabemos que muitas pessoas quando chegam na faculdade se distanciam do esporte, então queremos fomentar esporte nas universidades, fortalecer os grêmios universitários para que possam ter atividade física dentro desses locais", explicou.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS