plaenge
GERAL

Governo do Estado atende recomendações da Assomasul e determina novas regras para MS

10 junho 2021 - 10h20 Por Carlos Ferreira

O Diário Oficial de Mato Grosso do Sul de hoje (10) traz novo decreto do governador Reinaldo Azambuja que determina que os municípios devem adotar as recomendações do Prosseguir, que passam a ter caráter vinculativo. Ou seja, o programa, que antes recomendava, agora determina. A mudança atende solicitação da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Em entrevista ao programa Giro Estadual de Notícias desta manhã, o presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior (PSDB), destacou que o Estado está enfrentando um novo colapso no sistema de saúde e alguma coisa precisa ser feita.

“Estamos passando um dos piores momentos da pandemia no MS. O dever de casa os municípios e o Governo vem fazendo, mas precisamos muito que a população faça a sua parte também. Muitas festas clandestinas estão sendo feitas, e com isso entramos em um consenso para normatizar o decreto do Governo do Estado. Posso te garantir que 100% das cidades atendem as recomendações do Prosseguir”, afirma.

Conforme o decreto, os municípios que não adotarem as recomendações deverão apresentar justificativa técnica para o descumprimento das regras. O documento deverá ser encaminhado à SES (Secretaria de Estado de Saúde), que fará a avaliação do caso.

O decreto mais rígido do governador também vale de 11 a 24 de junho. Nesse período, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) vai ampliar a fiscalização do cumprimento das regras através das forças policiais (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros). “A população pode fazer a sua parte denunciando a Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Prefeituras, para poder denunciar essas pessoas que estão realizando essas aglomerações de forma completamente irresponsável. Com o reforço no efetivo do policiamento e divulgado no decreto, isso vai dificultar ainda mais a realização dessas festas clandestinas em todo o Estado”, destaca.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems) enviou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando as 3 milhões de doses da vacina Janssen para que o Estado se torne um estudo pioneiro mundialmente, vacinando toda uma unidade federativa.  O lote com 3 milhões de doses do imunizante deverá chegar ao Brasil na próxima semana.

“Eu sou um incentivador, um apoiador a vacinação. Só vamos vencer se tiver 100% da população imunizada. Estamos sendo eficientes e demonstrando que temos uma boa logística. Temos um pacto federativo, o Governo Federal faz a aquisição, o Governo do Estado faz a distribuição e as Prefeituras fazem a aplicação. Nosso Estado já comprovou que somos eficientes desde quando começou a vacinação. Apoiamos 100% essa vacinação em massa”, afirma.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.