Nesta quinta-feira (31), em entrevista ao Giro Estadual de Notícias, a diretora-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab/MS), Marina Dobashi, destacou os avanços e desafios da fundação no apoio ao emprego formal e qualificação profissional no Estado.
Desde que a gestão da política de trabalho foi transferida para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Funtrab tem intensificado a atuação junto ao setor produtivo, identificando necessidades específicas e alinhando ações com setores como florestal, bioenergia e celulose.
A fundação oferece atualmente cerca de 13 mil vagas de qualificação, das quais 9 mil já foram preenchidas, com foco em comércio, indústria, serviços e empreendedorismo.
"Quando oferecemos uma carteira assinada, garantimos ao trabalhador dignidade, segurança e direitos sociais", afirmou Marina. Ela ressaltou a importância de incentivar jovens a buscar empregos formais, especialmente em profissões que enfrentam escassez de mão de obra, como o setor de borracharias, onde, apesar da modernização das atividades, há dificuldade em atrair novos profissionais.
Como forma de facilitar a busca e geração de vagas, a Funtrab/MS promove qualificações profissionais e rodadas de emprego específicas para cada setor.
"Um exemplo disso foi o 'Dia D', em 17 de outubro, Dia Nacional da Energia, onde atendemos mais de 1.200 candidatos de nove municípios em tempo real para vagas no setor de bioenergia. Quando anunciamos uma oportunidade setorizada, conseguimos explicar claramente ao cidadão o que o setor oferece, quais as funções e remuneração, despertando o interesse no processo seletivo pela transparência", revela.
A Funtrab, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, também lançou um programa de inclusão no mercado de trabalho para beneficiários do programa Mais Social. A iniciativa permite que os beneficiários mantenham o auxílio social temporariamente ao ingressarem em empregos formais, incentivando a transição para o mercado de trabalho.
A diretora-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab/MS), Marina Dobashi
"Fizemos mudanças para que os beneficiários percebam que a qualificação profissional e o emprego formal trazem mais vantagens do que depender apenas do benefício social. Além disso, o programa permite que o beneficiário mantenha o benefício social temporariamente ao ingressar no mercado de trabalho, acumulando renda e carteira assinada. O governador Eduardo Riedel (PSDB) apoiou essa iniciativa, que também exige que os participantes se qualifiquem, seja em empreendedorismo, indústria, comércio ou serviços, com apoio do Sistema S", diz.
A diretora-presidente afirmou que hoje, há cerca de 13 mil vagas de qualificação, das quais já foram executados aproximadamente 9 mil, focadas em comércio, serviços, indústria e empreendedorismo.
"Também fomentamos o autoemprego com o Sebrae, incentivando a produção de doces, bolos e artesanatos para geração de renda, especialmente dentro dos programas sociais. Parcerias com grandes empresas têm ampliado esse incentivo, incluindo economia criativa junto com a CTS, trabalhando em conjunto com várias secretarias", explica.
No interior do Estado, as Casas do Trabalhador, gerenciadas pela Funtrab, funcionam como agências de emprego que realizam o encaminhamento de candidatos para vagas abertas, conectando-os diretamente com empresas.
"Cada município tem um perfil específico de vagas e de público. Nosso papel, como braço operacional do Ministério do Trabalho e Emprego, é executar atividades coordenadas pelo ministério, seguindo a aprovação de um Conselho Estadual, que valida nossos planos e o uso de recursos estaduais e federais. Quando abrimos uma unidade, como uma Casa do Trabalhador, seguimos rigorosos critérios estabelecidos pelo ministério, que incluem acessibilidade, tamanho adequado, e estrutura como internet e banheiros", diz.
Oportunidade - Dias 5 e 6 de novembro acontecerá a 3ª edição da Feira da Empregabilidade. Realizada pelo Comando Militar do Oeste (CMO) em parceria com a Funtrab/MS o evento será no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. O principal objetivo é atender cerca de 300 militares em processo de baixa do serviço militar obrigatório, além de abrir as portas para toda a comunidade que busca de oportunidade de emprego e qualificação profissional.
Durante os dois dias de evento, mais de 20 empresas estarão presentes para contratar os que se candidatarem as vagas que estarão abertas. Além disso, órgãos do Sistema “S” estarão oferecendo diversos cursos de qualificação e tirando dúvidas dos interessados, ampliando as chances de recolocação e desenvolvimento profissional.
Serviço:
5 de novembro: atendimento das 13h às 18h.
6 de novembro: atendimento das 8h às 17h.
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo – Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes.
Levar documento pessoal com foto e carteira de trabalho, seja física ou digital.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS