A prática de atividade física é considerada uma atividade essencial em Mato Grosso do Sul. O órgão responsável pela fiscalização desse tipo de estabelecimento é o Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região (CREF11/MS). Ao longo deste ano, o Conselho desenvolveu uma série de ações para observar se os espaços de práticas esportivas estão cumprindo as regras de funcionamento. Para destacar as ações, a professora de Educação Física e presidente do CREF11/MS cedeu entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta terça-feira (14).
No último mês de maio, foram 96 visitas realizadas em 11 cidades do interior de MS. Segundo informações do Conselho, foram entregues nas visitas placas que mostram como o aluno pode verificar se o instrutor de Educação Física está devidamente licenciado para exercer a profissão. Ao todo, foram 18 autuações nas quase 100 visitas.
A atual presidente do CREF11/MS, Eliana de Mattos explicou como funciona o processo de visita às academias e o que é cobrado dos estabelecimentos. “A fiscalização é a nossa função como Conselho. Quando vamos para a fiscalização nas academias, pedimos os documentos, verificamos todos os profissionais. Verificamos se os acadêmicos, estagiários, estão registrados devidamente e esse trabalho não para. Inicia o ano e não para com a fiscalização”.
As verificações são para dar segurança para quem paga pelo serviço prestado pelas academias. Mesmo com a presença ‘em cima’ do Conselho, ela informa que muitas academias não cumprem o que é determinado pelo órgão. “Ainda temos um número considerável de academias que abrem sem a devida regulamentação, sem a inscrição no CREF. É um perigo para a população porque a partir do momento que é regularmente registrado o estabelecimento e os profissionais que atendem, fica muito mais protegida”.
A gestão de Eliana assumiu em 2022 para o biênio até 2024. Desde o começo do ano, além das ações de fiscalização como as visitas, o Conselho aderiu ao cartaz com um código de QR para que haja a verificação do profissional que exerce a profissão de educador físico. “A partir da nova gestão que assumimos em 2022 até 2024, implantamos esse recurso que é uma ação a mais para a população verificar se o professor que vai atendê-la é registrado. Temos hoje nos estabelecimentos um cartaz onde tem um código de QR, que qualquer cliente ou pessoa que vai praticar os exercícios na academia”.
Os principais problemas encontrados pelo Conselho são a falta de profissionais licenciados, pessoas físicas sem registro ou profissionais fora da área de atuação. Isso nos quatro cantos do Estado. Eliana destaca ainda que todas as regiões de Mato Grosso do Sul, do sul ao norte, de leste a oeste, tiveram a visita de membros do CREF11/MS.
Por fim, ela comentou que hoje o mercado de academias cresceu muito e há diversos empreendimentos, especialmente em Campo Grande. Para Eliana, grandes academias prejudicam os pequenos negócios e força com que busquem alternativas. “Vemos grandes empreendimentos, com horários 24 horas e isso prejudica o estabelecimento menos que está no bairro”.
O trabalho feito pelo Conselho Regional de Educação Física pode ser conferido nas redes sociais pela @cref11_ms. Tanto as visitas, infrações dos estabelecimentos quanto outros informativos estão também no site http://www.cref11.org.br/.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS