Em entrevista concedida nesta quarta-feira (06) ao programa Giro Estadual de Notícias, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL-MS), Juliano Wertheimer, comentou sobre a inciativa Festival Gastronômico e Musical – Descubra Campo Grande, que tem por intuito a valorização das expressões artísticas, gastronômicas e culturais da capital. A iniciativa é decorrente de uma parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, da Abrasel e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MS).
O setor gastronômico e musical foi afetado durante a pandemia. Com a retomada significativa desses recursos, os trabalhadores noturnos e músicos estão voltando suas atividades na Capital. “Como todos sabem o setor de bares e restaurantes, principalmente noturnos foram afetados na pandemia, e por trás estão os trabalhadores, que perderam seus empregos, sua renda. Também, uma massa de artistas, iluminadores, técnicos de som e luz, que deixaram de trabalhar nesse período”, explica o presidente.
O intuito do festival, é gerar emprego e renda, e também possibilitar a população o acesso gratuito à cultura. “Os músicos são uma categoria que foi muito afetada. Nós estamos tentando trazer os músicos de volta para nossas casas, injetando recursos, pagando cachês, ao mesmo tempo levando apresentação artística sem custo nenhum para as sete regiões da cidade, e com isso o restaurante/bar/lanchonete passa a ter mais atratividade, e assim, trazer mais clientes, principalmente em dias de semana, para assistir as atrações musicais sem custo nenhum”, ressalta Juliano.
O presidente da Abrasel-MS ressalta que cerca de 20% dos trabalhadores dos bares e restaurantes perderam seus empregos. Mas, que no atual momento já retomaram seu espaço no mercado de trabalho, e que há várias vagas a preencher.
“Nós tivemos uma perda de mais de 20% dos trabalhadores, entre demissões e afastamentos. Mas agora, esses postos de trabalho já foram recuperados, inclusive, várias vagas de trabalho estão em aberto com dificuldades de preencher, mas a recuperação já está acontecendo e acreditamos que em 30 ou 40 dias todas as vagas serão recuperadas e teremos contratações acima dos quadros de funcionários diante da pandemia, por que se aproxima o Natal e comemorações de fim de ano”, explica o presidente.
Wertheimer afirma que a categoria está preparada para a retomada econômica. “A categoria está se preparando para a retomada, o ‘respiro’ só vem quando conseguirmos recuperar os postos de trabalho, faturamento e etc. Mas temos um horizonte bastante positivo para este segundo semestre”, destaca.
No ano ápice da pandemia no ano passado, com o toque de recolher, bares e restaurantes permaneceram fechados por mais tempo do que outros comércios. Um levantamento da entidade em outubro do ano passado apontou que 3% das empresas do setor de alimentação foram extintas, principalmente os que funcionam no período noturno.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.