Em um cenário de recuperação econômica e crescimento no setor energético, a bioenergia em Mato Grosso do Sul vem se consolidando como uma das principais geradoras de emprego no Estado. A prova disso é a segunda rodada da empregabilidade, marcada para esta sexta-feira (17), com 637 vagas disponíveis em 15 municípios. O anúncio foi feito por Érico Paredes, diretor da Biosul, durante entrevista nesta quarta-feira (15) ao Giro Estadual de Notícias.
“Esse ano a gente vem recuperando a produção e avançando. O setor continua investindo, abrindo oportunidades e atraindo novas empresas para o interior do Estado”, destacou Érico, ao explicar que a retomada da moagem de cana e a expansão do etanol de milho impulsionam a geração de postos de trabalho.
Com um parque industrial considerado moderno, o setor de bioenergia no Estado se destaca não apenas pela capacidade produtiva, mas também pelo uso crescente de tecnologia e inovação.
Segundo Érico Paredes, diretor da Biosul, indústria de bioenergia vive “momento positivo” e aposta em qualificação para crescer com sustentabilidade - (Foto: Lorena Sone)
“Somos um setor que precisa ser eficiente. Isso só acontece com qualificação profissional e investimento em novas ferramentas”, pontua o diretor. Ele ressalta que, mesmo com os avanços da inteligência artificial, a presença humana segue sendo essencial: “A IA ajuda, mas ela não substitui o raciocínio e a tomada de decisão. Para isso, é preciso conhecimento e preparo”.
Ao comentar os desafios e as oportunidades da área, Érico reforça que o maior valor do setor está nas pessoas: “Trabalhamos todos os dias ensinando, reensinando e reaprendendo. É um setor que valoriza muito o colaborador. Quem entra com vontade de crescer, tem espaço”.
O diretor explicou que, mesmo com o pleno emprego em várias regiões, o setor busca atrair mão de obra com diferentes perfis. “Temos desde vagas técnicas, administrativas e agrícolas até funções que não exigem experiência prévia. O importante é ter disposição para aprender”, afirma.
Após o sucesso da primeira edição, o novo feirão expande seu alcance: de 10 para 15 municípios, e com aumento no número de unidades participantes. “Ano passado tivemos mais de mil pessoas procurando vagas e várias contratações efetivadas. Agora, ampliamos as unidades e esperamos resultados ainda melhores”, disse Érico.
As oportunidades variam desde motorista, operador de trator, técnico de segurança, laboratorista, supervisor industrial, eletricista, jovem aprendiz, entre outros.
Para 2026, a expectativa é de continuidade no crescimento. “A produção de etanol vem aumentando, temos investimentos em novas unidades e políticas públicas que estimulam o uso de biocombustíveis. Isso beneficia o meio ambiente e também o bolso do consumidor”, disse o diretor da Biosul.
Mais do que uma oportunidade de emprego, o feirão é um convite a quem busca fazer parte de um setor que alia tecnologia, sustentabilidade e valorização humana. “Produzimos energia limpa, mas também desenvolvemos pessoas. Esse é o nosso diferencial”, finalizou.
Serviço
Evento: 2ª Rodada de Empregabilidade do Setor de Bioenergia
Data: 17 de outubro de 2025
Horário: Das 8h às 13h (horário local)
Locais: Casas do Trabalhador de Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.
Mais informações: www.funtrab.ms.gov.br
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS