O direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa usufruir de quaisquer benefícios morais e patrimoniais resultantes de suas criações. Em entrevista ao programa “Giro Estadual de Notícias” desta quarta-feira (24), a proprietária da Rede Pura Editora, Bruna Campos explicou sobre o assunto que ainda geram muitas dúvidas em artistas que produzem, mas não sabem dos seus direitos. A editora representa mais de 2.500 compositores e administra cerca de 15 mil obras. “O direito autoral é como um todo. As pessoas limitam-se a falar do direito autoral em uma determinada esfera de atuação, mas nós temos que lembrar que o direito autoral é tudo o que tem a ver com a propriedade intelectual, com a produção que tem um autor por trás”, informa a empresária.
Bruna disse que direitos autorais é um assunto que precisa ser levado a sério. “Tudo que tem um dono é preciso pedir autorização antes. A pessoa pode pegar o seu carro sem a sua permissão para ir a um local? Não pode. A nova geração precisa entender que direito autoral é sério e que as coisas que as pessoas criam são delas e tem que ter autorização, a não ser que o autor permita que use sem pedir autorização. Tem que ter uma lei para regularizar isso, pois daqui a pouco ninguém vai querer criar mais nada, e tem gente que vive de criação e da noite para o dia você pode fazer uma pessoa ir à falência por que o conteúdo dela ficou sem valor”, explica.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 104,7 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.
