segov dengue
DESENVOLVIMENTO

Fábrica de celulose de Ribas do Rio Pardo reacende esperança em empregos para a população

27 janeiro 2020 - 10h37 Por Rosana Siqueira

A implantação da Indústria de Celulose da Suzano volta a trazer esperança  para a população de Ribas do Rio Pardo. Somente a fase inicial da fábrica poderá gerar 2 mil empregos na cidade que sofre com desemprego. Para falar sobre a expectativa a respeitp do empreendimento e os projetos no município esteve, nesta segunda-feira (27) no programa Giro Estadual de Notícias, o prefeito do município Paulo Tucura.

"Nossa meta é que nos próximos cinco anos tenhamos o maior maciço florestal, agora com anúncio da fábrica de celulose, que é um sonho do riopardense, pelo histórico do município neste setor. Desde 2013, quando foi anunciada esta fábrica de celulose, muitos entraves ocorreram por causa de ser um investimento deste tamanho. Ele tem as suas dificuldades para chegar no momento de consolidação. Mas, agora tivemos no final de 2019 uma data histórica, onde a Suzano assumiu o projeto de Ribas", comemorou.

O prefeito alega que não tem dúvidas que o projeto comece a construção da fábrica neste ano. "Lógico que assim como toda a população de Ribas eu vivo a angustia de ver o início da construção. Mas uma coisa que não tenho dúvida é que a obra começa neste ano, até por algumas obrigações do projeto. Lembrando também que nós como município e ajuda do Governo do Estado damos todo suporte e respaldo ao projeto. Aprovamos leis e criamos Plano Diretor que é importante para chegada de uma fábrica neste volume de investimento. Hoje o que eu digo é que Ribas está preparada, organizada em todos os setores para receber um investimento deste porte, que é um sonho de Ribas do Rio Pardo", frisou.

Tucura falou ainda do trabalho de fomento a vocações econômicas do município. "Quando assumi em 2017, o município tinha perdido muitas empresas que tinham fechado pelo cenário que País atravessava. No mesmo ano fizemos uma feira do setor florestal com representação internacional, e ali nós vimos oportunidade de estar lançando programa de desenvolvimento do município. Trouxemos os principais potenciais de produção como florestas, pecuária  e produção de grãos onde víamos um grande potencial pela produtividade que no tínhamos em algumas fazendas na cidade", destacou.

Tucura lembra que a feira rendeu frutos. "Fizemos dois dias de campo e tivemos grandes resultados. Saímos de menos de 10 mil hectares de lavouras em 2017 e nesta safra de soja temos agora mais de 35 mil hectares de soja", comemorou.

O prefeito ainda salienta que Ribas do Rio Pardo pela extensão de seu território (mais de 1,7 milhão de hectares) consegue ter três potenciais diferenciados de investimentos. "Temos potencial para ter 2º maciço florestal do País e temos terra e espaço para ter o maior maciço florestal. Atualmente são 230 mil hectares de florestas, temos o 3º rebanho do País, com mais de 1,1 milhão de cabeças de bovinos e é o município que mais mata gado gordo em MS. Além disso nós temos 10% do gado confiado e segundo Embrapa e própria Famasul é o município que mais cresce em confinamento". Salientou.

O prefeito ainda falou sobre agricultura familiar no município, projetos de saneamento e infra-estrutura na cidade. Confira a entrevista completa no player.