BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
SAÚDE

Exercício físico é o principal aliado na prevenção a doenças do sistema nervoso

14 outubro 2019 - 10h49 Por Carlos Ferreira

Foi comemorado ontem (13) os 50 anos da regulamentação das profissões de Fisioterapia e Terapeuta Ocupacional no País.  Cerca de 3.325 profissionais da Fisioterapia e mais 235 Terapeutas Ocupacionais trabalham em clínicas, consultórios, hospitais, na rede pública e privada, universidades, estúdios de pilates ou clubes do Estado.

O presidente do CREFITO 13 - Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul – Dr. Renato Silva Nacer, fisioterapeuta e professor universitário, participou do programa “Giro Estadual de Notícias” desta segunda-feira (14).

Dr. Renato Silva Nacer, fisioterapeuta e professor universitário, participou do programa “Giro Estadual de Notícias” desta segunda-feira (14)

“São duas profissões distintas, mas que tem o objetivo final que é trabalhar com independência funcional, melhorar a qualidade de vida, reabilitação em alguns momentos, mudando muito o fazer de cada um”, explica.

O profissional destaca a preocupação do Conselho em incluir o curso de Fisioterapia na modalidade EAD.

“Nossa área precisa de um contato com as pessoas, e isso acontece de forma presencial. Em que momento o aluno vai conseguir o contato com as pessoas na modalidade a distancia? A formação de qualidade depende do contato presencial”, diz.

A internet é um "terreno" com muitas informações, mas nem sempre o que se lê é verdade. Então, é muito importante que ao ler qualquer notícia principalmente relacionado a saúde a pessoa verifique a fonte.  Confira alguns mitos e verdades, que o profissional esclareceu na entrevista.

Existe uma postura ideal?
Mito. Existe a postura confortável. O que existe é a possibilidade de aparecimento de dores se a pessoa ficar durante muito tempo em apenas uma postura.

A pessoa com dor lombar deve ficar em repouso?
Mito. As últimas recomendações apontam que o movimento é a melhor maneira para lidar com dor lombar. Claro que existem situações um pouco mais graves que vão envolver uma abordagem multidisciplinar, mas a maioria são consideradas inespecíficas.

O peso da mochila causa dor na coluna?
Mito. Interfere bastante na postura, pode em alguns casos causar dor, mas isso é a longo prazo. Não existe estudos comprovando que o peso da mochila cause dor lombar em crianças, mas a recomendação é o cuidado com o numero excessivo de livros na mochila.

O exercício físico a prevenir doenças cognitivas (Alzheimer e Demença Senil)?
Verdade. Hoje o que se tem de mais atual nas evidencias é que o exercício físico associado a algum trabalho cognitivo colabora na prevenção de doenças do sistema nervoso central, como Alzheimer.

O paciente pode procurar um fisioterapeuta sem mesmo passar por médico?
Verdade. O fisioterapeuta é um profissional que tem autonomia para poder gerenciar o seu tratamento.