A Liga Acadêmica de Urgência da Estácio Campo Grande promove hoje (15), o 1º Fórum Científico Sul-mato-grossense de Restrição de Movimento de Coluna. O evento reúne profissionais da Capital, de São Paulo e do Rio de Janeiro para discutir como minimizar os riscos na hora de socorrer pacientes com suspeitas de lesões na coluna, como acidentes de trânsito. Em entrevista ao programa “Giro Estadual de Notícias” desta quarta-feira (15), o professor André Luiz Hoffmann, fala sobre o evento que acontece hoje. “O evento foi criado para reforçar a questão científica dos protocolos internacionais que mundialmente são conhecidos e aqui no Brasil, o SAMU e o Corpo de Bombeiros utilizam no atendimento inicial para preservação da coluna vertebral quando são envolvidas em acidentes de trânsito”, informa.
Até o dia 6 de maio deste ano, foram registrados 4.467 acidentes de trânsito em MS. Em 60% deles, houve vítimas feridas. “O acidente automobilístico é um dos que mais tem sequelas neurológicas devido ao impacto. Mas pode haver quedas de nível elevado que pode fazer com que a pessoa fique acamada pelo resto da vida, devido a sua imprudência”, diz.
O professor e fisioterapeuta recomenda acionar o SAMU ou Corpo de Bombeiros, evitando que populares faça o deslocamento incorreto no corpo da vítima. “O ideal é acionar o 193 ou 192 e evitar danos para essa pessoa. Às vezes a pessoa acha que pode ganhar esse tempo, mas na realidade pode causar um grande dano a vítima. O correto é não movimentar do paciente, avaliar o que aconteceu e relatar isso muito bem quando fazer o contato com o número de emergência e esperar o socorro adequado”, explica.
1º Fórum Científico Sul-mato-grossense de Restrição de Movimento de Coluna
Data: 15/05
Horário: 18h
Local: Estácio de Sá – Venâncio Borges do Nascimento, 377 - TV Morena
