aguas
SAÚDE

Especialista fala sobre a importância da fisioterapia na recuperação de pacientes com Covid

15 junho 2021 - 11h30 Por Hanelise Brito

 “As principais sequelas da Covid-19 estão relacionadas a diminuição da funcionalidade, dificuldade em realizar atividades que antes eram tranquilas de se fazer, cansaço excessivo e fadiga muscular”, a afirmação é do Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-13), Dr. Renato Silva Nacer, que esteve em entrevista no Programa Giro Estadual de Notícias desta terça-feira (15).

O fisioterapeuta explicou que o tempo médio de recuperação de um paciente com sequelas pós-covid gira em torno de 2 ou 3 meses e falou sobre a visibilidade que os profissionais que atendem pacientes pós-covid ganharam.

“A fisioterapia é uma profissão muito nova. São 51 anos de regulamentação e apesar disso, ela avançou consideravelmente. Temos uma impressão cultural de que o fisioterapeuta só trabalha com reabilitação, com técnicas manuais, mas agora com o coronavírus, vemos que a atuação é muito mais ampla”, disse Nacer.

Para ele, a Covid-19 é uma doença heterogênea, que não tem um padrão estabelecido e que o tempo de recuperação depende também das condições clínicas que o paciente tem após a alta.

 “Existem idosos com sintomas leves e pacientes jovens que foram a óbito. Não existe um perfil muito bem estabelecido e o tempo de recuperação depende das condições clinicas que esse paciente tem no momento em que sai da alta, do tempo em que ele fica dentro da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), do tempo em que permanece na ventilação mecânica e da assistência oferecida dentro do hospital”, explicou.

Nacer ressaltou ainda que todas as todas as UTI´s adultas são obrigadas a ter um coordenador fisioterapeuta especialista por no mínimo 18 horas.

“O que a gente recomenda é que essa atuação seja ininterrupta, para que assim o paciente possa sair o mais rápido possível da unidade. Existem vários estudos que mostram que a atuação do fisioterapeuta por 24 horas na UTI acelera o processo de alta, a retirada da ventilação mecânica e possibilita mais qualidade de vida para os pacientes”, afirmou.

Sobre o desempenho do Conselho neste momento de pandemia, o fisioterapeuta comentou a respeito das medidas implantadas.

“Tomamos várias medidas desde o início da pandemia. Publicamos uma carta aos profissionais com relação as medidas de biossegurança e sempre reforço que a principal função de um conselho de classe é proteger a população e garantir que os profissionais inseridos neste conselho exerçam a profissão da maneira mais ética e com qualidade”, disse.

“Também fizemos cursos de capacitação para que os profissionais de todo o estado pudessem atender melhor esses pacientes. Ao longo de toda pandemia, aumentamos a fiscalização para orientar melhor e sempre ficamos atentos e atuantes em relação as novidades que vão aparecendo ao longo da pandemia”, finalizou.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.