BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
SAÚDE

Especialista alerta para sintomas e prevenção do câncer

18 maio 2021 - 11h00 Por Lia Kosta

No programa Giro Estadual de Notícias desta terça-feira (18), o Oncologista do Sistema Hapvida, Dr. Fabrício Colacino, falou sobre o câncer, que recentemente levou a óbito a atriz Eva Wilma, 87, e o prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas, 41.

Segundo o profissional, a doença tem desde sintomas silenciosos a outros que são bem pontuais, o que leva a descoberta da doença em momentos variados da sua evolução.

"Os sintomas, na grande maioria, são diversos, variados e não tem uma lógica para acontecer, para ser diagnosticado. Por muitas vezes, os sintomas são tão sutis que o paciente já se apresenta na forma avançada, sem levantar uma alerta de investigação", explica.

Em todos os casos, o que se indica são os exames de prevenção -  diagnósticos precoces que ajudam no tratamento que, na grande maioria, tem sucesso de cura. Já sobre os sintomas de alguns tipos de canceres, pode se ter alguns sintomas mais agressivos  como dores locais, sangramentos ou até mesmo dores de cabeça não habituais, o que no caso é extremamente necessário que se investigue o quanto antes. "Muitas vezes o quadro começa inverso, com diagnostico avançado e desconhecido, como no caso de um câncer de estomago que pode causar fratura de um osso sem um fator atenuante. Isso ocorre quando as células neoplasmas saem do local original e se instalam em outras partes do organismo, como nesse caso dos ossos, causando fraturas patológicas, e a partir dai, inicia-se uma investigação do sitio primário", explicou.

Além de exemplificar diversos fatores  da sintomatologia e as características de alguns tipos de câncer no organismo, o oncologista reforçou ainda a importância de se fazer um check-up periódico, principalmente quando se há casos na família, pessoas com mais de 40 anos e quando o corpo começa a dar sinais de disfunção. "Não dá para esperar ter sintomas de câncer de mama para fazer a mamografia, por exemplo, ou de colo de útero para se fazer o Papanicolau. Os sintomas estão relacionados ao alerta, mas não se pode esperar para se fazer exames".

O médico ainda destacou os hábitos saudáveis que ajudam a prevenir o câncer, como a alimentação saudável, exercícios físicos e exames de rotina. "É fundamental mudar o estilo de vida, levar uma vida mais saudável, ficar atento aos sintomas e procurar sempre os serviços de saúde anualmente, para que se faça o check-up adequado, lembrando que a prevenção é sempre o melhor caminho", finalizou.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJ
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.