plaenge
MY ROBOT SCHOOL

Escola de robótica inova em didática para crianças e adolescentes

7 janeiro 2022 - 11h55 Por Denize Rocha

Na manhã desta sexta-feira (07) o Giro Estadual de Notícias entrevistou a advogada e empreendedora Ana Leonilda Lo Pinto. Especialista em direito de sucessões da família, conciliadora e mediadora do judiciário há mais de 10 anos, Ana decidiu inovar e hoje é diretora na My Robot School, uma escola de robótica, programação e Inglês para crianças a partir de 5 anos.

Com muita emoção durante a entrevista ela compartilhou com os ouvintes um pouco sobre o trabalho que é ofertado na escola.

Ana conta que decidiu empreender e optou pela tecnologia porque sentiu essa necessidade em casa. “As crianças têm facilidade de aprender, esse foi o motivo de começar a empreender nessa área, foi uma necessidade que observei dentro de casa com meu filho durante a pandemia. Embora a escola do meu filho seja excelente, eu pude notar que eles não estavam preparando ele para essa nova realidade tecnologica”, explica.

“Hoje em dia as crianças nascem em uma era tecnológica, na nossa época não tínhamos recursos para isso, agora é importante os pais já irem direcionando os filhos, já que vão usar a tecnologia é importante ensinar de forma positiva, existem esses dois caminhos, positivo e negativo”, ressalta.

O bate papo envolveu muita emoção, Ana recorda como os pais se sentem agradecidos. “Eu fico emocionada diariamente, as crianças pulam de alegria quando finalizam um projeto, são dois meses e meio de aulas, os pais sempre falam comigo para agradecer dizendo que os filhos melhoraram a timidez, a comunicação, e eu me emociono com esse empoderamento que as crianças aprendem lá”, conta emocionada.

O projeto - O que pode-se notar é que nas escolas as tecnologias e as inovações não são inseridas nas aulas, o empreendedorismo, desenvolvimento emocional e criação de projetos, então houve essa necessidade, foi quando a Advogada decidiu pesquisar e descobrir a escola.

A My Robot é a primeira empresa da América Latina que ensina idiomas com robô, existe uma professora robô no polo de Campo Grande.

É uma franquia da Coreia do Sul e tem mais de 300 unidades no mundo, o CEO da empresa, Rafael Oliveira, trouxe essa adaptação da metodologia sul coreana para o Brasil e fez isso através de franquias. São escolas Vips com atendimento especializado, a partir de 5 anos as crianças e jovens podem começar a aprender sobre robótica, programação, idiomas, mecânica e muito mais.

Tudo isso com base em projetos desenvolvendo, oratória, organização, trabalho em equipe, raciocínio lógico, dividindo inteligência, resolvendo problemas,  entre outros. No projeto as crianças são preparadas para serem profissionais de excelência.  “Estamos criando líderes para todas as áreas como agronegócio, engenharias, jornalismo, advocacia, etc. Nós estamos criando os líderes do futuro. Nós desenvolvemos não somente o conhecimento nessas áreas de robótica, mas isso traz empoderamento para a criança”, acrescenta.

Na escola as crianças constroem o projeto do início ao fim, uma criança com cinco anos desenvolve projeto, aprende sobre contextualização, sobre como funciona uma usina hidrelétrica, entende como funciona tirar energia da água, entendendo sobre a estrutura e então ela começa a montar o projeto, depois aprende a programar para que o projeto funcione, usando a criatividade, paciência e dedicação. Depois de finalizado e funcionando a criança apresenta o projeto e isso gera um empoderamento.

A My Robot oferece cursos para jovens também e estão lançando em breve o curso de inteligência artificial, são cursos com duração de 1 ano, esses são mais técnicos para o adulto e o adolescente, os infantis seguem a grade curricular.

A My Robot conta com um novo projeto para jovens carentes estudarem a área da tecnologia, com o projeto “Geração 4.0” que busca levar futuros empreendedores para empresas aqui na Capital.

“Escolhi o instituto maná para fazer o projeto, com oferta de 14 vagas para os jovens mais carentes que querem uma oportunidade para se capacitarem com tecnologia, com bolsas de 100%. Nós vamos trazer eles, capacitar com tecnologia e depois eles serão direcionados para fazerem inscrições, na Mirim, Senai e Senac, para darem continuidade e serem encaminhados para o mercado de trabalho como aprendizes, essas empresas vão transformar a vida desses jovens”, finaliza.

Para conhecer mais sobre o projeto siga na rede social @myrobotcampogrande ou pelos telefones  (67) 9 9283-7970 / (67) 9 9255-5513.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.