Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
15 de janeiro de 2026 - 15h04
sesi
RÁDIO

Entrevista com o médico veterinário Rodrigo Olegário para o Giro Estadual de Notícias

5 junho 2018 - 13h57 Por Da Redação

O médico veterinário Rodrigo Olegário concedeu entrevista na manhã desta terça-feira (5) ao programa Giro Estadual de Notícias, transmitido simultaneamente para as emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação, no qual comenta sobre o projeto que facilita a venda de produtos artesanais, que foi aprovado no último dia (23) no qual tira do Ministério da Agricultura a fiscalização de produtos artesanais de origem animal, como queijos, salames e linguiças.  Pelas regras atuais o produto só pode ser vendido se conter o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), gerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A medida prevê a substituição do SIF pelo selo Arte, de artesanal, que será posteriormente regulamentado, o registro do selo Arte deverá seguir regras higiênico-sanitárias e de qualidade já estabelecidas em lei. Pelo texto do PLS, os produtos passam a ser identificados em todo o país a partir de selos com a inscrição Arte, que serão concedidos pelos órgãos de saúde pública em cada estado. Por se tratarem de pequenos e médios produtores, as exigências de registro serão adequadas às dimensões de cada empreendimento, e os procedimentos deverão ser simplificados.

Já a inspeção e fiscalização terão natureza prioritariamente orientada, com critério de dupla visita para a lavratura dos autos de infração. Rodrigo foi o responsável pela criação do selo da linguiça de Maracaju em 2007. 

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.