O juiz Aluízio Pereira dos Santos, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital concedeu entrevista nesta quarta-feira (1) ao programa Giro Estadual de Notícias, transmitido simultaneamente para as emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação, no qual comentara sobre a criação de um sistema capaz de apontar a situação processual exata dos presos provisórios da Capital, que passou a ser chamado “GPS de Preso”, com o apoio do Tribunal da Justiça e o desenvolvimento da Secretaria de Tecnologia da Informação.
Segundo Aluízio o projeto foi elaborado em 2014, com objetivo em demonstrar há quanto tempo um processo do réu preso provisoriamente se encontra sem movimentações. O sistema permite ao magistrado obter o nome do preso, a data da prisão, a data do recebimento da denúncia, e se o processo não estiver em andamento conforme o tempo determinando o sistema já mostra sinais de alerta que existe algo errado no processo.
O "GPS" facilita os juízes a não esquecer determinados presos. O projeto funciona há 3 anos e vem demostrando eficácia na finalidade processual, e o mais importante permite a todos os magistrados do estado acessar o sistema para averiguar quantos presos cada juiz tem para julgar, o sistema fica disponível ao magistrado e ao servidor.
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.
