De acordo com a recente pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca da metade dos homens com até 50 anos e 5% das mulheres em idades variadas, sofrem com a queda de cabelos e a calvície permanente. E para falar sobre esse assunto pertinente e que assusta a grande maioria das pessoas, o Giro Estadual de Noticias entrevistou nesta terça-feira (20) o médico dermatologista Dr. Baltazar Sanabria.
Segundo o profissional, um número expressivo de pacientes que estão em busca de tratamento, é crescente e preocupante, por diversos fatores, inclusive a pandemia. Questões como o stress, genética e hormonais são causadores da queda precoce dos fios e estão mais acentuados nesse momento. De acordo com alguns analises feitos baseados na covid-19, a medicação em si (exceto corticoides) de uso no tratamento da Covid-19 não tem ligação direta com a calvície ou alopecia. "O que vai gerar a queda excessiva de cabelos, sem duvida nenhuma, é a agressividade da doença, é a doença em si, e não o tratamento dela", afirmou.
Fazer o uso exagerado de hormônios, anabolizantes e até a má alimentação, com restrição de determinados nutrientes devido a dietas não recomendadas por profissionais da área, também são fatores determinantes para que desencadeie a queda de cabelo. Sanabria também salientou que a forma correta de lavar os fios, é imprescindível na hora de manter a saúde do couro cabeludo. "A maneira e frequência de lavagem não tem uma regra, depende muito do paciente e de como é o couro cabeludo dessa pessoa, independente se for homem ou mulher", destaca.
O médico ainda destacou que, ao perceber a queda de cabelo, deve-se procurar um especialista o mais rápido possível, pois o tratamento sendo feito o quanto antes melhora muito o aspecto e mantem a saúde.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.