"As empresas só vão avançar no País com mais liberdade e com inovação". A afirmação é do empresário e CEO do Lide, Guto Dobes Filho. O LIDE é uma organização de caráter privado que reúne empresários em diversos países, com o objetivo de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social. Por meio de palestras, seminários e encontros, promove o fomento à indústria e comércio, além de sensibilizar o empresariado para a importância de seu papel na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e consciente. Em entrevista ao programa Giro Estadual de Notícias desta sexta-feira (20), Guto Dobes Filho fez um balanço de 2019 e falou as perspectivas para a agenda econômica em 2020.
"Tivemos pautas importante neste ano para que tenhamos um País com economia mais ativa e mais rica. A reforma da Previdência, a proposta da Reforma Tributária que visa desburocratizar os impostos. Tudo isso o Lide debateu, ou seja, tivemos pautas sobre estes temas e vamos fazer um seminário sobre em fevereiro de 2020, sobre novos rumos da reforma tributária. O que esperar de 2020, estas novas diretrizes que o Governo está tomando", enfatizou.
O empresário destaca que o Lide caminhou bem porque as propostas são muito parecidas com o que grupo espera. "Somos defensores da livre iniciativa, da prosperidade da economia e só com um estado menos inchado, que interfira menos no empresariado e nas relações de emprego é que a gente pode obter o objetivo", salientou.
Fazendo uma retrospectiva, ele afirma que o Lide caminha muito bem com estas idéias do Governo. "Olhando o retrospecto a gente entende que 2019 foi um bom ano de plantio", avaliou.
Inovação- A necessidade urgente de inovação nas empresas também foi destacada pelo CEO da Lide. "Precisamos urgentemente abrir campo para maior investimento neste campo da inovação. Tenho vários amigos que vão a China e eles dizem que quando voltam parece que estamos na idade da Pedra. Precisamos investir em tecnologia, inovação e abrir campo para isso. Eu vejo em MS uma oportunidade de olhar para isso, da prefeitura em abrir espaços. Como trazer tecnologias, como modernizar Campo Grande. Não dá pra ficar para trás e é uma pauta que não tem como fugir", argumentou.
Dobes lembra que uma das pautas do grupo para o próximo ano é a tecnologia, o futuro. "Em outubro faremos um evento sobre Campo Grande 205. Eu quero trazer um panorama global de Cidades do Futuro. Mas eu quero olhar para dentro de casa. Como estará a Campo Grande de 2050, onde queremos estar. Como faremos pra chegar lá. Não tem como fugir destas pautas de inovação, novas tecnologias para cidades mais limpas, mobilidade urbana. Precisamos discutir, já devíamos ter feito isso. A gente precisa começar a fazer isso agora", finalizou.
O empresário ainda avaliou a Lei de Liberdade Econômica e falou das metas para 2020. Confira a entrevista completa no player.