Em entrevista concedida nesta sexta-feira (15) ao jornalista Carlos Ferreira do programa Giro Estadual de Notícias, veiculado pelas sete rádios do Grupo Feitosa de Comunicação, a delegada de Polícia Civil Sidneia Tobias, que é pré-candidata à deputada federal pelo Podemos, reforçou que sua principal bandeira é o combate à corrupção. Ela também falou sobre a luta contra a violência sofrida pelas mulheres, o trabalho na segurança pública, o apoio do partido à pré-candidatura da deputada federal Rose Modesto (União-MS) para a disputa pelo Governo do Estado e agradeceu aos 109.103 votos que obteve na eleição para a Prefeitura de Campo Grande em 2020.
"Passados quase dois anos, ainda mantenho contato com as pessoas que votaram em mim em 2020, nos falando pelo Instagram e pelo WhatsApp. Na minha opinião, essa campanha foi muito importante, pois, tivemos a oportunidade de entrar nas casas das pessoas e conversar com elas para saber o desejo delas, verificar tudo o que precisavam naquele momento. Por incrível que pareça, essas pessoas continuam precisando no momento atual e, por isso, torço para que Campo Grande volte a ser a nossa capital maravilhosa, linda, acolhedora e para a família. Com certeza, aquela campanha trouxe para a gente uma experiência muito grande, pois, discutir melhorias para Campo Grande foi muito importante para o meu processo de amadurecimento político e me ajudou a tomar a decisão de ser pré-candidata à deputada federal", declarou Sidneia Tobias.
A delegada reforça que o ser-humano não consegue viver sem os três pilares que são fundamentais: saúde, segurança pública e a educação. "Não tem como viver sem esses três pilares. Hoje, quando observamos os últimos dois anos da pandemia da Covid-19, a gente vê a fragilidade das pessoas. O ser-humano não necessita só do alimento, ele também precisa de cuidados. As pessoas estão carentes de serem cuidadas e, isso, com certeza, nós temos condições de fazer para elas. No nosso projeto, as pessoas serão cuidadas, mesmo na possibilidade de não estarmos todo o tempo junto com elas, mas, estaremos, em pensamento, junto com elas nas ações que formos realizar. A gente luta sim pela Justiça, pela igualdade e para que as pessoas possam ter direito ao trabalho e, principalmente, à dignidade", garantiu.
Segurança pública - Sidneia Tobias lembra que tudo que não dá certo na sociedade, todas as políticas públicas que não dão certo, ou quando elas não são implementadas pelo Estado ou quando o Estado deixa de comparecer na sociedade, quando ele não consegue chegar para todo mundo, isso acaba na Polícia, na segurança pública. "Quando falta saúde, quando falta educação, quando falta emprego, quando as drogas tomam conta da cidade, quando falta estrutura mínima para o cidadão conviver normalmente na sociedade, isso acaba lá na segurança pública", ressaltou.
Ela recorda que tem 30 anos de experiência dentro da segurança pública, observando, vendo e convivendo com casos e situações que não deram certo. "Agora, quero aplicar tudo aquilo que aprendi na segurança pública lá na Câmara dos Deputados. É isso que a gente quer porque na realidade as pessoas precisam ter a noção do que faz um deputado federal, isso é muito importante. O que faz um deputado federal? Ele faz leis, regras que vão ser seguidas por todos nós e ele tem um outro papel que é fundamental: a fiscalização", afirmou.
Segundo a delegada, quando se fala das regras, que todos têm de conviver e seguir, inclusive os integrantes da segurança pública, que seguem e aplicam essas regras, as pessoas precisam ter noção que o deputado federal deve prestar muita atenção às necessidades da população. "Afinal, serão os deputados federais que vão fazer as novas regras, então, a responsabilidade deles é muito grande. As pessoas precisam ter essa noção na hora de escolher os seus representantes", alertou.
Desenvolvimento - A pré-candidata à deputada federal ressalta que Mato Grosso do Sul está recebendo várias indústrias de grande porte e, daqui a três anos no máximo, terá a Rota Bioceânica. "Portanto, os deputados federais eleitos terão a responsabilidade de trabalhar em uma pavimentação jurídica muito séria para essa questão toda. Porque, quando se fala de Rota Bioceânica, estamos envolvendo quatro países e, por isso, precisamos ter essa responsabilidade de fazer uma boa escolha na hora da eleição", reforçou.
Na avaliação de Sidneia Tobias, o Estado vai precisar de representantes fortes no Congresso Nacional, representantes que entendam do assunto, representantes que conheçam toda essa situação e, principalmente, representantes que olhem para a segurança pública, pois será essa área que vai atuar diretamente em todas essas situações. "Será a segurança pública que dará à sociedade a tranquilidade que ela precisa para continuar trabalhando e desenvolvendo toda a sua vida no dia a dia. Precisamos ter essa consciência, pois teremos pela frente questões muito boas para Mato Grosso do Sul, mas também que precisarão de uma atuação na parte de prevenção", pontuou.
A delegada acrescenta que essas questões terão de ser cuidadas de forma correta para que não tenhamos problemas sérios lá na frente, principalmente com relação à violência contra crianças e mulheres. "Teremos problemas até na área da saúde pública, pois teremos várias pessoas entrando no Estado, que poderão trazer doenças. Na questão ambiental, na questão alimentar, ou seja, são muitas coisas que vão precisar ser revistas e receberem um olhar bem diferenciado e bem atento", analisou.
Violência contra a mulher - Ainda na entrevista, ela também falou da violência contra as mulheres, principalmente, a questão do estupro. "Por incrível que pareça, quando se fala do estupro de uma mulher, tem sempre alguém que faz uma gracinha, tipo assim: olha a roupa que ela estava ou olha o lugar onde ela estava. Aí, eu pergunto a todas essas pessoas: e no caso da mãe que estava na sala de parto, pronta para trazer ao mundo uma criança e foi vítima de estupro praticado pelo médico anestesista? Então, a questão do estupro de uma mulher precisa ser tratada com muito cuidado e com um olhar diferenciado", aconselhou.
Sidneia Tobias lembrou que é uma das responsáveis pela implantação do projeto das Salas Lilás aqui em Mato Grosso do Sul. "Estamos implantando de uma diferente daquela que foi implantada no Rio Grande do Sul. Aqui no Estado, estamos implantando salas, em parceria com as prefeituras, que contam com psicólogo e assistente social, que fazem o atendimento diretamente na Delegacia de Polícia Civil, dando celeridade ao processo e não vitimizando as mulheres que sofreram algum tipo de violência", informou.
Na delegacia, conforme a pré-candidata, é feito o laudo psicossocial da mulher vítima de violência e também se cuida dos casos de violência contra crianças e adolescentes para não vitimá-los, para não deixar que esse mal que aconteceu continue machucando e incomodando. "Essas situações trazem sequelas, principalmente para as crianças, então, precisamos ter esse cuidado. No caso das mulheres, nós temos um olhar diferenciado, pois, além de ser mulher, eu sou mãe, sou esposa, sou filha, sou irmã e sou tia. A mulher tem um olhar diferenciado, um olhar com mais sensibilidade", relatou.
Ela acrescenta ainda que, além de tudo isso, é técnica de segurança pública, sendo delegada de Polícia Civil há 30 anos. "Então, com certeza, nós precisamos olhar com mais efetividade para essas questões da mulher, nós não podemos mais continuar sendo assediadas, estupradas, machucadas, seja psicologicamente, seja fisicamente, não dá mais para viver como estamos vivendo neste momento, principalmente, aqui em Mato Grosso do Sul", declarou.
Política - Como vice-presidente estadual do Podemos, Sidneia Tobias revelou que há uma conversa bem antiga na questão de apoio à pré-candidatura da deputada federal Rose Modesto (União-MS) para o Governo do Estado. "Nesta sexta-feira (15/07), nós vamos nos reunir com o presidente estadual do partido, Sérgio Murilo, para terminar de fechar todas essas questões de aliança. O Sérgio Murilo é uma pessoa extremamente capaz, é um empresário de sucesso e um homem que conduziu o Podemos muito bem, principalmente nas eleições municipais de 2020", recordou.
A delegada pontuou que o partido acredita em tudo aquilo que Sérgio Murilo traz para a sigla. "Vamos sentar com ele para discutirmos as estratégias da legenda. Em 2020, o Podemos saiu, de uma certa forma, vitorioso e consolidado, com mais de 120 mil votos aqui no Estado, fizemos 35 vereadores, dentre eles, sete são mulheres, três vereadores aqui em Campo Grande e dois prefeitos, um em Aparecida do Taboado e outro em Ribas do Rio Pardo. Foi um resultado muito bom, estamos consolidados e bem estruturados", destacou.
Para ela, Sérgio Murilo é uma pessoa que cuida e zela de todos os filiados. "Agora, teremos essa reunião para que possamos terminar de fechar os caminhos do partido para Mato Grosso do Sul, pensando sempre no melhor para a população e para aqueles que estão lutando e querem um espaço para lugar pelo povo. Em nível nacional, estamos ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nessa luta por um Brasil que a gente acredita de fato. Venho da área da segurança pública e acredito nesse trabalho que é feito neste momento pelo presidente, ou seja, cuidar das famílias, cuidar das pessoas, combater a corrupção e trabalhar pela transparência de todas as ações do Governo Federal", reforçou.
Sidneia Tobias completou que o Podemos faz muitas pesquisas de opinião para ouvir a população e ter a participação dela em todas as questões mais importantes em nível de Brasil. "Nós, sempre procuramos votar com aquilo que a população quer e deseja, então, uma das nossas metas é fiscalizar para não termos corrupção, pois, onde há corrupção, teremos falta de recursos para a saúde, para a educação e para a segurança pública, além da falta de investimento no saneamento básico, no asfalto e nas demais áreas", enumerou.
Finalizando a entrevista, ela acrescentou que é muito importante trabalhar no combate à corrupção, pois isso é algo que o partido defende com muita clareza e certeza naquilo que faz. "Para as eleições deste ano, o Podemos tem uma chapa pronta para deputado federal, com nove pré-candidatos, tendo total condições de fazer pelo menos um parlamentar e, com certeza, essa pessoa vai trabalhar incansavelmente para fazer o melhor, tanto para os sul-mato-grossenses, quanto para todos os brasileiros", finalizou.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS