healt
CRF/MS

Eleição do Conselho Regional de Farmácia de MS começa nesta quinta

8 novembro 2021 - 11h30 Por Morris Fabiana

Nesta semana os profissionais farmacêuticos irão eleger novos representantes para o Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul. Para falar mais sobre o assunto o Giro Estadual de Notícias entrevistou nesta segunda-feira (8), o atual presidente do CRF/MS Flávio Shinzato e a conselheira federal de farmácia, Márcia Saldanha, integrantes da Chapa 1. 

A eleição irá acontecer de forma virtual nos dias 11 e 12 de novembro, com duração de 24h, começando às 12h desta quinta-feira e encerrando às 12h do dia seguinte.

Márcia conta que a atual diretoria, desde o início da pandemia, tem se focado muito na criação de capacitações para a categoria, que esteve sempre na linha de frente, tirando dúvidas e auxiliando pessoas com sintomas da Covid-19.

“Os farmacêuticos se destacaram durante a pandemia. Sendo os principais profissionais atuantes durante os lockdowns, eles não fugiram da luta. Trabalharam no início sem saber os métodos adequados de proteção e sem dispor destes métodos. Pensando nisso, o Conselho Federal disponibilizou recursos para os Conselhos Regionais. O CRF realizou compra de equipamento para os profissionais em situação de vulnerabilidade, atuou na produção álcool 70 e capacitações", relembra. 

Flávio destacou que fazer o setor não se sentir sozinho foi um dos princípios da diretoria. “O Conselho se manteve sempre trabalhando em prol da categoria, congelando a anuidade, não aumentando licitações, ampliando amparos de pagamento e levando equipamento de proteção a locais fora de Campo Grande. Buscando em todo Estados profissionais que precisavam de apoio”, reforça. 

Buscamos vacinas que atendessem todos os profissionais farmacêuticos e realização de drive thru de testagem, foram atuações do CRF/MS que tiveram cobertura nacional e hoje são referência para outros Estados

“O Conselho nunca parou. Foram mais de 400 temas abordados em lives e cartilhas voltadas para orientações técnicas. Pensando sempre em como dar suporte e segurança  aos profissionais” conta.

Antes da pandemia o Conselho levava presencialmente, palestras e eventos para os profissionais das 11 microrregiões de saúde, como forma de estar próximo da categoria. Com as medidas de biossegurança, os treinamentos, palestras, capacitações e eventos, foram para o formato virtual. A plataforma foi uma grande aliada no processo. Nela é possível ter acesso a cursos como aplicação de teste rápido, aplicação de vacinas e outros.

Devido ao avanço da vacinação no Estado e os baixos números de contágios e óbitos, está sendo possível o retorno, de maneira gradual, dos eventos presenciais. O curso de cuidados farmacêuticos pós covid, foi um dos primeiros eventos presencial do Conselho, aplicado em todas microrregiões, durante o mês de setembro 

A conselheira Márcia explicou que a diretoria manteve sempre uma preocupação com os acadêmicos. “O CRF tem lutado para combater a lucratividade das instituições de ensino. Onde há salas com dezenas de alunos e aulas 100% EAD. Isto gera um cenário com uma grande quantidade de profissionais despreparados para início imediato no mercado de trabalho”, contou.  

Para auxiliar na divulgação da Chapa 1, foi criada uma cartilha com todas as conquistas da categoria e está disponibilizada em formato online nas plataformas do CRF/MS. “Muitas coisas foram feitas e ainda há muito a se fazer. Sabemos que melhor do que mostrar nossas propostas é mostrar o que já conseguimos fazer. É fazer nossos colegas sentirem confiança no nosso trabalho”, finaliza, Márcia Saldanha.  

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.