O Turismo é um dos setores importantes do setor terciário em todo o mundo. De acordo com levantamento do Conselho Mundial de Viagens e Turismos (WTTC na sigla em inglês), o setor movimenta 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Em MS, algumas cidades como Bonito, Bodoquena, Corumbá, entre outros são destaques nacionais e internacionais para turistas.
A diretora de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso do Sul (Senac-MS), Jordana Duenha detalhou ao Giro Estadual de Notícias o surgimento do Programa Vai Turismo, os principais problemas encontrados e os eixos que estruturam as propostas e recomendações. Esse programa é realizado em todo o Brasil e será entregue a todos os candidatos a governador e presidente das 27 unidades federativas.
Jordana informou que em Mato Grosso do Sul, existem alguns destinos consolidados como a Serra da Bodoquena, Bonito e a Região Pantaneira. “O Vai Turismo nasceu desse objetivo da Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços de tentar mostrar, contribuir com os candidatos que estão pleiteando os cargos do Poder Executivo estadual e federal a incluírem nos seus planos de governo o turismo como um eixo de desenvolvimento”. Ela também ressalta que projetos para o turismo são poucos presentes nos planos de governo.
Esse foi o primeiro problema encontrado. As cidades, os Estados e a União, em geral, deixam o turismo em segunda importância. Sugestões de políticas públicas são entendidas pelo ‘Vai Turismo’ como um conjunto de ações realizadas por órgãos públicos para a administração da atividade no território.
A diretora explica que as ações de turismo devem ter participação da iniciativa privada com o aporte das instituições públicas. “Muitas iniciativas acabam nascendo e morrendo” por falta de investimento, sintetiza. As propostas variam conforme a necessidade de cada estado e do Distrito Federal.
Promovido pelo Senac-MS, Sesc, CNC e Fecomércio, o Vai Turismo sugere políticas públicas para o turismo em MS
O plano traz cinco macroestratégias nacionais que abrangem investimentos, inteligência, incentivo, oferta qualificada e governança. Esse último envolve diretamente a eleição deste ano de 2022. Vale ressaltar que o Estado tem oito candidatos para sucessão do governador Reinaldo Azambuja.
O objetivo do Vai Turismo é entregar as recomendações e propostas do plano para cada um dos oito. O primeiro a receber foi Eduardo Riedel (PSDB). “Fizemos a primeira entrega ao candidato Eduardo Riedel. E foi bastante receptivo a entender a necessidade do segmento”, diz Jordana. No dia 29 de agosto será a vez dos candidatos Marquinhos Trad (PSD), Rose Modesto (União), André Puccinelli (MDB) e Capitão Contar (PRTB) também vão receber a carta de recomendações.
E o programa, finaliza a diretora, não termina com a entrega das cartas. Ela diz que o candidato eleito será acompanhado para saber se as políticas públicas de fomento ao turismo estão sendo realizadas em MS.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS