plaenge
TURISMO

Diretora do Senac-MS traz detalhes do programa ‘Vai Turismo’

17 agosto 2022 - 11h10 Por Gabriel Neri

O Turismo é um dos setores importantes do setor terciário em todo o mundo. De acordo com levantamento do Conselho Mundial de Viagens e Turismos (WTTC na sigla em inglês), o setor movimenta 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Em MS, algumas cidades como Bonito, Bodoquena, Corumbá, entre outros são destaques nacionais e internacionais para turistas. 

A diretora de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso do Sul (Senac-MS), Jordana Duenha detalhou ao Giro Estadual de Notícias o surgimento do Programa Vai Turismo, os principais problemas encontrados e os eixos que estruturam as propostas e recomendações. Esse programa é realizado em todo o Brasil e será entregue a todos os candidatos a governador e presidente das 27 unidades federativas. 

Jordana informou que em Mato Grosso do Sul, existem alguns destinos consolidados como a Serra da Bodoquena, Bonito e a Região Pantaneira. “O Vai Turismo nasceu desse objetivo da Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços de tentar mostrar, contribuir com os candidatos que estão pleiteando os cargos do Poder Executivo estadual e federal a incluírem nos seus planos de governo o turismo como um eixo de desenvolvimento”. Ela também ressalta que projetos para o turismo são poucos presentes nos planos de governo.

Esse foi o primeiro problema encontrado. As cidades, os Estados e a União, em geral, deixam o turismo em segunda importância. Sugestões de políticas públicas são entendidas pelo ‘Vai Turismo’ como um conjunto de ações realizadas por órgãos públicos para a administração da atividade no território. 

A diretora explica que as ações de turismo devem ter participação da iniciativa privada com o aporte das instituições públicas. “Muitas iniciativas acabam nascendo e morrendo” por falta de investimento, sintetiza. As propostas variam conforme a necessidade de cada estado e do Distrito Federal. 


Promovido pelo Senac-MS, Sesc, CNC e Fecomércio, o Vai Turismo sugere políticas públicas para o turismo em MS

Mato Grosso do Sul conta com uma ficha diagnóstica disponibilizada no site do Vai Turismo com informações territoriais, administrativas, de divisas, fronteiras, inovação, entre outros itens. A partir disso, as propostas são sugeridas no plano entregue aos candidatos. “Foi desenhado um conjunto de propostas que fazem sentido para Mato Grosso do Sul. Esse movimento aconteceu nacionalmente. Todos os Estados fizeram o mesmo trabalho. Cada estado saiu com um conjunto de proposições alinhadas à sua realidade”, contextualiza Jordana.

O plano traz cinco macroestratégias nacionais que abrangem investimentos, inteligência, incentivo, oferta qualificada e governança. Esse último envolve diretamente a eleição deste ano de 2022. Vale ressaltar que o Estado tem oito candidatos para sucessão do governador Reinaldo Azambuja.

O objetivo do Vai Turismo é entregar as recomendações e propostas do plano para cada um dos oito. O primeiro a receber foi Eduardo Riedel (PSDB). “Fizemos a primeira entrega ao candidato Eduardo Riedel. E foi bastante receptivo a entender a necessidade do segmento”, diz Jordana. No dia 29 de agosto será a vez dos candidatos Marquinhos Trad (PSD), Rose Modesto (União), André Puccinelli (MDB) e Capitão Contar (PRTB) também vão receber a carta de recomendações.

E o programa, finaliza a diretora, não termina com a entrega das cartas. Ela diz que o candidato eleito será acompanhado para saber se as políticas públicas de fomento ao turismo estão sendo realizadas em MS.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS