segov dengue
SANEAMENTO BÁSICO

Diretor-presidente da Sanesul pontua investimentos para saneamento básico de MS

22 setembro 2021 - 10h30 Por Mayara Gabrielle

O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, concedeu entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta quarta-feira (22), para falar sobre as ações realizadas pela companhia que é referência em Mato Grosso do Sul e tem proporcionado melhorias constantes para garantir a segurança hídrica e esgotamento sanitário do estado, por meio dos investimentos do governo e recursos próprios da empresa.

O programa Rota do Saneamento tem percorrido municípios de Mato Grosso do Sul e realizado entregas de obras; árvores; assinaturas de contratos e lançamentos de processos licitatórios.

Com o cenário de crise hídrica e escassez de chuva, a Sanesul atua de maneira preventiva com sistemas de operações através de parceiros e colaboradores internos que atuam diuturnamente em prol do abastecimento de água e esgotamento sanitário. "Mananciais e aquíferos não foram recompostos. Os rios estão nos níveis mais baixos dos últimos 90 anos e a Sanesul age com planos preventivos para que não falte água", relata Walter.

Na tarde de ontem (21), o diretor-presidente esteve em Chapadão do Sul e Rio Verde entregando mais de 25 km de rede coletora de esgotos, gerindo serviços de qualidade que contribuem para a saúde pública e preservação ambiental.

Dourados é a maior cidade atendida pela Sanesul. Recentemente foram feitas pavimentações de mais de 84 km de linhas de ônibus; implantação do eixo de ligação do aeroporto até a rodovia federal; eixo de saída para Ponta Porã e obras em andamento do Hospital Regional, com previsão de entrega para a metade de 2022.

Questionado sobre como tem sido as parcerias com gestores municipais, Walter foi categórico. "Somos uma concessionária que opera nos serviços delegados pelos municípios, então a nossa construção de parceria é permanente e aonde a gente consegue estar bem ajustado, quem ganha é o cidadão porque a qualidade do serviço que nós prestamos é cada vez mais refinada", pontua.

Para ele, o saneamento hoje é a cereja do bolo nos mercados de capitais com a mudança de leis. Walter Carneiro Júnior destacou a PPP (Parceria Público Privada) com a empresa Ambiental MS Pantanal, cuja missão é finalizar o esgotamento nos 68 municípios atendidos pela empresa.

Em 2020 foi construída  de forma inédita a primeira parceria pública e privada na história do estado e um modelo de negócio inédito no Brasil.

A  companhia estatal no comando do processo, sem abrir mão da gestão e da parte comercial mantendo relações diretas com o município e os usuários e a parceria privada para fazer investimentos de R$3,8 bilhões de reais bem como a operação do sistema por 30 anos, contribuíram para esse ineditismo.

"Já já anunciaremos que o Mato Grosso do Sul será o primeiro estado do Brasil a universalizar o esgotamento sanitário para toda a população", afirma. Em 2015, o estado tinha apenas 34% do esgotamento sanitário, em 2020 já estava próximo de 80%  e a meta estabelecida pelo Governador Reinaldo Azambuja é manter esse padrão de qualidade alcançando todos os municípios com coleta e tratamento do esgoto. "Não vou ousar dizer em 2022 mas no próximo triênio estaremos anunciando essa tão sonhada universalização", aponta o diretor-presidente.

Além disso, qualificar os servidores e parceiros internos é uma preocupação da Sanesul pois com as mudanças na legislação, a companhia precisa se reinventar. São mais de 1400 funcionários com capacitação constante para se adequar as novas normas de processos e procedimentos internos que a empresa fez.

Em breve, quem desejar fazer parte do quadro de funcionários, poderá se candidatar ao concurso público com inscrições previstas para outubro e provas no mês de dezembro. A Sanesul está entre as cinco melhores companhias estatais do Brasil e agora está em busca de novos profissionais.

''É um momento de muito aprendizado, estudo, busca de novos processos e mercados. Queremos buscar concessões em outros estados do Brasil'', finaliza.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.